Produção industrial em janeiro tem queda de 2,4%, segundo IBGE
O índice permanece abaixo do patamar pré-pandemia. Se comparado com janeiro de 2021, a queda é de 7,2%
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (9/3) que a produção industrial do país caiu 2,4% em janeiro em ralação a dezembro. Se comparado com janeiro do ano passado, a queda é de 7,2%.
“Com isso, a indústria se encontra 3,5% abaixo do patamar de antes do início da pandemia, em fevereiro de 2020, e 19,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, destacou o IBGE. Apesar da baixa, a indústria acumula alta de 3,1% em 12 meses, e fechou 2021 com o avanço de 3,9%.
O setor é impactado negativamente pelo crescimento dos preços das matérias-primas, falta de insumos e peças para produzir o bem final e pela desaceleração da demanda.
Um indicador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta, também, que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu pelo 7º mês seguido em fevereiro, alcançando o menor valor desde julho de 2020.
Uma possível recessão econômica provocada pelo crescimento perto do zero, inflação elevada, alta da taxa de juros e incertezas relacionadas à eleição presidencial e à guerra na Ucrânia deixa o país em alerta.
Na comparação de dezembro com o mesmo mês de 2021, 20 das 26 atividades industriais pesquisadas apontaram recuo na produção. Frente a janeiro de 2021, 18 registraram queda.
Entre as atividades, as influências negativas mais importantes na passagem de dezembro para janeiro foram assinaladas por veículos automotores, reboques e carrocerias (-17,4%) e indústrias extrativas (-5,2%), após acumularem expansão de 18,2% e de 6,0% nos dois últimos meses de 2021, respectivamente.