metropoles.com

Produção da Pfizer no Brasil indica confiança da indústria, diz Queiroga

Farmacêutica anunciou parceria com a empresa brasileira Eurofarma para a fabricação do imunizante ComiRNAty em solo nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Médico Marcelo Queiroga, ministro da Saúde do Brasil
1 de 1 Médico Marcelo Queiroga, ministro da Saúde do Brasil - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, nesta quinta-feira (26/8), que a produção de vacinas da Pfizer no Brasil demonstra a confiança que a indústria internacional deposita no país.

A farmacêutica anunciou, no início do dia, parceria com a empresa brasileira Eurofarma para a fabricação do imunizante ComiRNAty, contra a Covid-19, em solo brasileiro.

A produção começa a partir de 2022, com matéria-prima importada dos Estados Unidos. A expectativa é que o laboratório entregue mais de 100 milhões de doses por ano, para distribuição na América Latina.

Em conversa com jornalistas na manhã desta quinta, Queiroga disse que a medida indica a confiança da indústria internacional no Brasil.

“Significa que a grande indústria acredita no nosso país. Ela acredita no ambiente de negócios do Brasil e ela acredita que o sistema de saúde do nosso país, nosso Sistema Único de Saúde (SUS), tem uma força extraordinária”, pontuou.

Emprego e renda

O ministro também afirmou que a produção dos imunizantes no Brasil vai gerar emprego e renda: “Em termos práticos, gera emprego para a população, gera renda, gera tributos e gera uma garantia de que teremos essa tecnologia, mais uma tecnologia para o nosso país na produção de vacinas, e essas vacinas serão exportadas para toda América Latina”.

O cardiologista anunciou que receberá, ainda nesta quarta, os executivos da Pfizer e da Eurofarma, para discutir a fabricação das vacinas no Brasil. A reunião ocorrerá na sede do Ministério da Saúde.

Ao comentar sobre a fabricação dos imunizantes no Brasil, Queiroga também elogiou a agenda econômica do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

“O governo do presidente Bolsonaro é um governo liberal. Desde 2019 ele tem anunciado essa agenda, e essa a primeira de muitas outras parcerias que podem existir entre a indústria farmacêutica multinacional e a indústria brasileira”, assinalou.

4 imagens
Vacina contra a Covid-19
Cai o número de óbitos
A miocardite é mais comum entre os jovens, observada com maior frequência entre os meninos após a segunda dose. Ela pode causar dor no peito e batimentos cardíacos acelerados, sintomas que desaparecem em poucos dias
1 de 4

Três pontos ficam abertos nesta terça-feira

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

Vacina contra a Covid-19

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

Cai o número de óbitos

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

A miocardite é mais comum entre os jovens, observada com maior frequência entre os meninos após a segunda dose. Ela pode causar dor no peito e batimentos cardíacos acelerados, sintomas que desaparecem em poucos dias

Igo Estrela/Metrópoles
Produção em solo brasileiro

Com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Eurofarma será responsável pelas atividades de fabricação, dentro da cadeia, e de fornecimento da vacina ComiRNAty.

As organizações ainda não informaram em qual sede da Eurofarma ocorrerá a fabricação dos fármacos. O projeto faz parte da extensão da Pfizer ao redor do globo: a empresa espera construir mais 20 laboratórios em diversos países, em quatro continentes.

De acordo com a Pfizer, as “atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente” junto à Eurofarma.

Atualmente, o Brasil tem fabricação própria de duas vacinas contra a Covid-19: a Coronavac, do Instituto Butantan, em São Paulo; e a AstraZeneca, produzida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?