metropoles.com

Procuradoria defende ação da Zelotes contra deputado na 1ª instância

No caso de Afonso da Motta, a PGR se posicionou seguindo o modelo do que ocorreu com outro parlamentar, Marcos Reategui (PSD)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Fim de tarde- Brasília(DF), 04/09/2015
1 de 1 Fim de tarde- Brasília(DF), 04/09/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República defendeu que as investigações contra o deputado Afonso Antunes da Motta (PDT-RS) no âmbito da operação Zelotes sigam na 10.ª Vara Federal de Brasília. A manifestação destaca o novo entendimento da Corte sobre o foro privilegiado.

Nesta segunda-feira, 21, a Procuradoria adotou a mesma linha de manifestação ao defender a manutenção em primeiro grau judicial de ação penal contra o deputado Marcos Reategui (PSD), do Amapá, réu por peculato e organização criminosa – crimes que teria praticado, segundo a acusação, quando não exercia o mandato na Câmara.

No caso de Afonso da Motta, a Procuradoria se posiciona pelo indeferimento de um recurso da defesa do parlamentar contra decisão do STF, que remeteu a apuração do caso para a primeira instância da Justiça Federal em Brasília.

Motta teria participado de negociações junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Para a PGR, “revela-se patente a tentativa do embargante de arrastar a tramitação do feito, de modo a impedir a sua remessa para o devido processamento”.

A Procuradoria destaca o risco de prescrição dos crimes apurados e afirma que o exame das diligências deve ser feito pela primeira instância que, por prevenção, é a 10.ª Vara Federal do Distrito Federal.

Defesa
A reportagem entrou em contato por e-mail com o gabinete do deputado Afonso Motta, o qual afirmou que “essa investigação corre em segredo de justiça”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?