metropoles.com

Procuradores vão contra suposta blindagem de Aras a Bolsonaro

Para os integrantes do MPF, não há necessidade de submeter recomendações à PGR, como quer o procurador-geral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os 24 procuradores das unidades federativas do país – que atuam no grupo instituído pelo procurador-geral da República, Augusto Aras –, soltaram uma nota, nesta terça-feira (14/04), criticando o posicionamento do próprio chefe da PGR. Ele teria enviado ofício aos ministérios solicitando que demandas de outras instâncias fossem encaminhadas ao gabinete dele, antes de serem respondidas.

A manifestação dos procuradores agrava a crise interna provocada pela medida do procurador-geral, que na prática implanta uma blindagem ao governo de Jair Bolsonaro e reduz a independência de integrantes do MPF.

Para os procuradores, tal medida representa grave ofensa ao princípio institucional da independência funcional, “não promove o trabalho conjunto interinstitucional nem propicia a atuação preventiva e resolutiva dos ramos do Ministério Público brasileiro, conforme propõe a formação do próprio grupo”.

A nota também destaca outro ponto de séria discordância. O pedido realizado pelo procurador-geral, na PGR, diz ter a finalidade de “proceder ao exame da matéria” abordada nas recomendações pelo Gabinete Integrado, mas os focalizadores ressaltam que o reexame das atuações técnicas dos procuradores é inadmissível e inadequado.

“Não existe subordinação hierárquica entre os membros do MPF e o chefe da Instituição, exceto no que se refere a questões administrativas”, diz o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?