Procurado pela Interpol por golpes e prejuízo bilionário é preso em GO
Suspeito sul-africano teria aplicado diversos golpes contra o sistema financeiro e estava escondido em Goiânia, segundo a PM
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A Polícia Militar de Goiás prendeu um homem procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) por aplicar golpes no sistema financeiro que teriam gerado um prejuízo bilionário, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
Johann Steynberg, que é da África do Sul, estava na lista da Interpol desde 2019 e veio se esconder no Brasil, em Goiânia. Policiais do Grupamento de Intervenções Rápidas Ostensivas (Giro) localizaram ele no setor Alto da Glória, onde foi preso nessa quarta-feira (29/12).
O tenente-coronel Raimundo Coelho, comandante do Giro, disse que foi feito um trabalho de levantamento por um mês, até que o golpista fosse encontrado e preso.
O procurado pela Interpol chegou a apresentar um documento falso no momento da abordagem. Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal (PF) em Goiânia.
Prejuízo
Segundo a polícia de Goiás, Johann teria uma empresa chamada Trading International, com sede na África do Sul, que funcionava como esquema de pirâmide e utilizaria criptomoedas.
Mais de 170 mil clientes teriam ficado no prejuízo, após serem vítimas do esquema. Depois que as investigações começaram, o suspeito teria fugido com 22 mil Bitcoins e colocado em grave risco o sistema financeiro sul-africano.