metropoles.com

Procon-SP multa Facebook em R$ 11,3 milhões por apagão em outubro

Órgão de defesa do consumidor de São Paulo também alega que o Facebook apresenta cláusulas abusivas em seus termos de uso para os usuários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anton/Pexels
facebook
1 de 1 facebook - Foto: Anton/Pexels

São Paulo – O Facebook foi multado em R$ 11,3 milhões pelo Procon de São Paulo (Procon-SP), pela alegação de que fez “má prestação de serviço”. A multa foi motivada pelo apagão que tirou do ar Facebook, Instagram e Whatsapp do ar, no dia 4 de outubro.

O Procon-SP alegou que a multa foi calculada com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e que o Facebook pode recorrer da sanção.

“Houve clara falha na prestação do serviço, prejudicando milhões de consumidores no Brasil e no mundo. Embora o serviço não seja cobrado, a empresa lucra com os usuários, logo, há relação de consumo”, alegou Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP.

O órgão de defesa do consumidor também alega que os aplicativos do Facebook apresentam cláusulas abusivas em seus termos de uso, o que viola o artigo 51 do CDC.

Como exemplo de cláusula abusiva, o Procon-SP cita as previsões de que o Facebook não teria responsabilidade por problemas que possam ocorrer na prestação de serviços.

Também foi considerada abusiva a cláusula que prevê que o Facebook poderia alterar o nome de usuário e até excluir o perfil do usuário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?