metropoles.com

Procon-PR orienta açougues a doarem em vez de venderem ossos e carcaças

“Vender este tipo de produto é exploração ao consumidor, que está extremamente em vulnerabilidade financeira”, diz secretário de Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
ossos de boi vendidos em açougue
1 de 1 ossos de boi vendidos em açougue - Foto: Reprodução/Redes sociais

O Procon do Paraná (PR) emitiu nesta sexta-feira (15/10) orientação aos açougues e mercados para não comercializarem ossos de boi ou carcaças de frango e peixe a pessoas em vulnerabilidade social. O órgão, vinculado à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, recomenda que os estabelecimentos optem pela doação dos produtos.

O secretário de Justiça, Família e Trabalho do estado, Ney Leprevost, afirma que vender este tipo de produto é exploração ao consumidor, que está extremamente em vulnerabilidade financeira. “Não podemos fechar os olhos para essa realidade. Em vez da venda, os estabelecimentos devem optar pela doação, desde que respeitada a legislação sanitária, com vistas a garantir todos os requisitos de segurança para o consumo”, pondera.

A iniciativa conta com a parceira da Associação Paranaense de Supermercados (Apras). Claudia Silvano, chefe do Procon-PR, conta que a recomendação é necessária pois a prática é uma vantagem manifestamente excessiva. “O documento significa um esforço de vários atores da sociedade para que haja a adesão dos estabelecimentos nesse momento tão delicado da economia”. E acrescenta que “é preciso olhar para esse público”.

Inflação em alta

A inflação de setembro (1,16%), último indicador divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi a mais alta para o mês desde 1994 – no acumulado de 12 meses já atingiu 10,25%. O grupo Alimentação e Bebidas teve alta de 1,02%. Contribuíram para o resultado o frango inteiro (4,50%) e o frango em pedaços (4,42%).

Os preços das carnes bovinas (-0,21%) recuaram após sete meses consecutivos de alta, acumulando variação 24,84% nos últimos 12 meses.

(*) Luiz Oliveira é estagiário do Programa Mentor e está sob supervisão da editora Maria Eugênia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?