metropoles.com

Processo de extradição de Oswaldo Eustáquio avança na Espanha

O Conselho de Ministros do Governo da Espanha aprovou a continuidade do pedido de extradição contra o jornalista Oswaldo Eustáquio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Oswaldo Eustáquio
1 de 1 Oswaldo Eustáquio - Foto: Reprodução

O processo de extradição do jornalista e influenciador bolsonarista Oswaldo Eustáquio terá continuidade na Espanha. O principal órgão colegiado do governo da Espanha, o conselho de ministros, aprovou a continuidade da análise da extradição no judiciário do país. O pedido de deportação foi realizado pelo Itamaraty após comunicação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), via Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Documento assinado pelo ministro da Presidência, Justiça e Relações com as Cortes Gerais da Espanha, Félix Bolaños García, ressalta que há “acordo para continuar judicialmente o procedimento de extradição passiva do cidadão de nacionalidade brasileira Oswaldo Eustáquio Filh0”. O Metrópoles teve acesso ao documento.

Os argumentos são de que a continuação do curso judicial do procedimento está previsto no “Tratado de Extradição entre o Reino de Espanha e o República Federativa do Brasil, feito em Brasília em 2 de fevereiro de 1988 e legislação espanhola, geral e específico, em matéria de extradição”.

O STF entrou em contato com o Ministério da Justiça e com o Itamaraty porque, embora a Corte seja a responsável pelo pedido, não é quem cuida das tratativas junto à Espanha, uma vez que é um pedido de país para país. Assim, o pedido de extradição foi realizado pelo Brasil, por meio do Ministério da Justiça e do Ministério das Relações Exteriores.

As acusações que pesam contra Eustáquio

No Brasil, Oswaldo Eustáquio é acusado de promover e incentivar atos antidemocráticos que pediam o fechamento do STF e do Congresso e é considerado foragido da Justiça. Em 2023, o ministro Alexandre de Moraes ainda determinou a inclusão do nome do jornalista na lista de procurados pela Interpol.

Recentemente, em agosto deste ano, a Polícia Federal esteve na casa da esposa dele, Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, localizada no Lago Sul, para cumprimento de mandados de busca e apreensão.

O jornalista aguarda a resposta sobre o pedido de proteção feito ao governo da Espanha. A solicitação do bolsonarista inclui, também, os dois filhos menores.

Eustáquio alegou, ao fazer o pedido, que os filhos teriam sido vítimas de tentativas de sequestro no Brasil. Ele disse que desconhece a identidade dos criminosos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?