metropoles.com

Privatização das praias será consequência de PEC, diz Túlio Gadêlha

Túlio Gadêlha está à frente das estratégias contra o projeto no Congresso e afirma que, impedindo o acesso, haverá praias particulares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Câmara dos Deputados
Deputado Túlio Gadêlha - Metrópoles
1 de 1 Deputado Túlio Gadêlha - Metrópoles - Foto: Câmara dos Deputados

O deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), que está à frente de propostas ambientais no Congresso, como o Grupo de Trabalho Mar, da Frente Parlamentar Ambientalista, acusou os senadores favoráveis à aprovação da PEC das Praias de estarem motivados pelo “interesse de grandes empresários, que seriam beneficiados com a mudança na lei proposta pelo projeto”.

O parlamentar rebateu a afirmação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de que a proposta não irá cercear o acesso da população comum às praias. De acordo com Gadêlha, não há no texto da proposição uma determinação de privatização de áreas. “Você não vai encontrar isso, mas é uma consequência daquele texto, caso ele seja aprovado”, afirmou.

“Hoje, esses terrenos que estão sob domínio da União obrigam as pessoas que ocupam aqueles territórios a criarem acessos à praia. Se for tudo privado, esses acessos vão estar impedidos. Então, a gente vai criar sim no Brasil praias particulares”, declarou o deputado.

Gadêlha ainda falou que o governo estaria disposto a apresentar uma opção “moderada” para que os terrenos de Marinha continuem sob cessão da União. “A gente pode resolver isso por meio de lei complementar, através de projeto de lei, e não mudando a Constituição do Brasil”, disse.

A proposta foi aprovada por ampla maioria na Câmara, em 2022, e agora tramita no Senado, onde é relatada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O texto passa para os estados, os municípios e o setor privado a possibilidade de investimento nas áreas de Marinha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?