“Princípio de pneumonia já tratado”, diz Nísia Trindade sobre Lula
Ministra da Saúde assegurou que presidente Lula está bem, apesar da pneumonia leve. Viagem para China foi adiada para domingo (26/3)
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra da Saúde Nísia Trindade falou, nesta sexta-feira (24/3), sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Palácio do Planalto informou que o mandatário foi diagnosticado com pneumonia leve, após ser atendido por médicos do Hospital Sírio-Libanês, na capital federal, na noite de quinta-feira (23/3).
Nísia afirmou que o presidente está bem e que teve um “princípio de pneumonia já tratado”. “O diagnóstico é de um quadro leve. Ele precisará ficar em repouso no dia de hoje e já está muito bem acompanhado”, disse a ministra, durante a cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose, na sede da pasta.
O cardiologista paulistano Roberto Kalil Filho, que atende o presidente, falou sobre o quadro de Lula ao Metrópoles. “O presidente está bem, em um estado geral bom, sendo tratado. Está estável. E a viagem para China foi adiada para domingo”, descreveu.
A Secretaria de Comunicação da Presidência informou que a viagem à China será adiada de sábado (25/3) para domingo (26/3) e que a agenda desta sexta, na parte da manhã, foi suspensa. Lula está sendo tratado com antibióticos.
Na última agenda no Rio, na quinta-feira (23/3), Lula preferiu não discursar para proteger sua voz antes da viagem à China e fez apenas um breve comentário. Ele estava com rouquidão na voz e tosse.
Viagem à China
Os principais eventos diplomáticos da viagem de Lula acontecem na próxima terça-feira (28/3), em Pequim, quando Lula terá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
Na quarta-feira (29/3), haverá um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com a participação de mais de 240 empresários brasileiros.
Na quinta (30/3), o presidente Lula irá a Xangai, onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos Brics (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para fomentar projetos em países em desenvolvimento.