Principal nome para o Senado em 2025, Alcolumbre não elege irmão
Senador Davi Alcolumbre não conseguiu eleger seu irmão, Josiel Alcolumbre, vereador de Macapá (AP) na Eleição Municipal de 2024
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Davi Alcolumbre (União-AP), que presidiu o Senado entre 2019 e 2020 e que quer voltar ao comando da Casa Legislativa em 2025, não conseguiu eleger seu irmão, Josiel Alcolumbre, também do União, para uma das 23 vagas na Câmara Municipal da capital Macapá.
Josiel obteve 2.561 votos neste domingo (6/10) e conquistou apenas uma suplência, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Neste ano, os irmãos ensaiaram lançar a candidatura de Josiel para a prefeitura da capital amapaense. A unanimidade do atual prefeito, Dr. Furlan (MDB), porém, fez os políticos recuarem. O emedebista foi reeleito neste domingo com 85% dos votos, de acordo com informações do TSE.
A desistência da candidatura de Josiel foi costurada em um acordo entre opositores de Furlan para tentar construir um nome único mais forte, sem sucesso. O segundo candidato, Paulo (PSol), conquistou apenas 9,78% dos votos.
Eleições de 2020
Não é a primeira vez que Davi Alcolumbre não tem sucesso no apoio político ao irmão. Nas eleições de 2020, realizadas em meio à pandemia, Josiel foi lançado à prefeitura da capital amapaense pelo DEM (que depois se fundiu com o PSL e resultou no União Brasil). Ele chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Dr. Furlan (então no Cidadania, hoje no MDB) por 55,67% a 44,33%.