Primeira vereadora com síndrome de Down da história do país toma posse
A fisioterapeuta Luana Rolim de Moura, de 26 anos, assumiu o cargo na cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
A fisioterapeuta Luana Rolim de Moura (PP), de 26 anos, entrou para a história do país. Ela é a primeira pessoa com síndrome de Down a ocupar o cargo de vereadora no Brasil. Luana tomou posse em Santo Ângelo, no Noroeste do Rio Grande do Sul.
Luana concorreu ao cargo de vereadora pela primeira vez em 2020 e conquistou 633 votos, ficando como a primeira suplente do PP. Recentemente, assumiu no lugar do vereador Nivaldo Langer de Moura, titular da bancada do Progressistas que estava afastado no dia por motivo de saúde.
Nivaldo afirmou, em rede social, que “por conta de um cálculo renal não pode participar da atividade de vereança, e então a Luana tomou posse”.
Objetivos
No domingo (21/3), Luana discursou sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down. Ela destacou que entre as atuações no cargo, pretende promover ações de emprego por programas de educação profissional aos jovens com deficiência física e intelectual.
“Pretendo lutar pela inclusão, pela acessibilidade para todos. Eu quero ser uma representante de todos os jovens com síndrome de Down, entre outras deficiências”, disse.
Ela ainda afirmou que está muito feliz com essa conquista e que sempre teve interesse na política.