metropoles.com

Primeira vacina contra bronquiolite é aprovada pela Anvisa

A vacina, a primeira registrada no país contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), é indicada para o uso em adultos a partir de 60 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de SP
Imagem colorida de mãos segurando uma seringa e um recipiente com imunizante - Metrópoles - vacinas
1 de 1 Imagem colorida de mãos segurando uma seringa e um recipiente com imunizante - Metrópoles - vacinas - Foto: Divulgação/Governo de SP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4/12), o registro da vacina Arexvy. O imunizante é indicado ao tratamento da Doença do Trato Respiratório Inferior (DTRI), causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — responsável por provocar inflamação aguda nos bronquíolos (ramificações finais dos brônquios, estruturas pulmonares cuja função é encaminhar ar da traqueia aos pulmões) e pneumonia.

A vacina é a primeira registrada no país contra o VSR e indicada para o uso em adultos de 60 anos ou mais. Ela é aplicada em dose única, de forma intramuscular.

Por se tratar de medida contra uma condição seriamente debilitante, o órgão classificou o pedido de cadastro em “prioritário”, como indica a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 204/2017, a qual “dispõe sobre o enquadramento na categoria prioritária, de petições de registro, pós-registro e anuência prévia em pesquisa clínica de medicamentos”.

O imunizante utiliza tecnologia de proteína recombinante. Na prática, uma substância semelhante a presente na superfície do vírus é fabricada e usada para estimular a geração de anticorpos, responsáveis pela imunidade corporal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?