Primeira vacina contra bronquiolite é aprovada pela Anvisa
A vacina, a primeira registrada no país contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), é indicada para o uso em adultos a partir de 60 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4/12), o registro da vacina Arexvy. O imunizante é indicado ao tratamento da Doença do Trato Respiratório Inferior (DTRI), causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — responsável por provocar inflamação aguda nos bronquíolos (ramificações finais dos brônquios, estruturas pulmonares cuja função é encaminhar ar da traqueia aos pulmões) e pneumonia.
A vacina é a primeira registrada no país contra o VSR e indicada para o uso em adultos de 60 anos ou mais. Ela é aplicada em dose única, de forma intramuscular.
Por se tratar de medida contra uma condição seriamente debilitante, o órgão classificou o pedido de cadastro em “prioritário”, como indica a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 204/2017, a qual “dispõe sobre o enquadramento na categoria prioritária, de petições de registro, pós-registro e anuência prévia em pesquisa clínica de medicamentos”.
O imunizante utiliza tecnologia de proteína recombinante. Na prática, uma substância semelhante a presente na superfície do vírus é fabricada e usada para estimular a geração de anticorpos, responsáveis pela imunidade corporal.