Primeira ministra negra do TSE, Edilene Lôbo toma posse nesta terça
A advogada Edilene Lôbo vai assumir como ministra substituta, após abertura da vaga de André Ramos Tavares, que se tornou titular do TSE
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira mulher negra a fazer parte da composição de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomará posse no cargo nesta terça-feira (8/8). A advogada Edilene Lôbo vai assumir como ministra substituta, após abertura da vaga do ministro André Ramos Tavares, que se tornou titular na Corte na classe de juristas desde o dia 30 de maio deste ano.
Edilene Lôbo foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em junho deste ano. Agora, ela toma posse, a partir das 18h. A cerimônia será no gabinete da Presidência da Corte, antes da sessão de julgamentos no Plenário, com participação restrita aos convidados.
Edilene é mineira, doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ela também é professora do curso de Direito da Universidade de Itaúna (MG), atua como docente convidada da pós-graduação em Direito Eleitoral da PUC Minas Virtual e é autora de livros e artigos jurídicos.