Primeira goiana vacinada recebe a segunda dose da Coronavac
Maria Conceição da Silva recebeu a primeira dose da vacina no dia 18/1, aplicada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é médico
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A primeira pessoa vacinada em Goiás contra a Covid-19 recebeu nesta quarta-feira (10/2) a segunda dose da Coronavac. A idosa Maria Conceição da Silva, de 73 anos, é moradora do abrigo Professor Nicéphoro Pereira da Silva, em Anápolis, cidade que fica a 50 Km de Goiânia.
Ela foi vacinada pelo próprio governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), que é médico, no dia 18 de janeiro, quando chegaram a Goiás as primeiras vacinas produzidas pelo Instituto Butantã.
Anápolis é a cidade que acolheu, no início de 2020, os brasileiros repatriados de Wuhan, cidade chinesa que é considerada o epicentro da Covid-19. Esse foi o motivo que levou o governo estadual a decidir iniciar a vacinação por lá, como uma forma de agradecimento à população local.
Maria é hipertensa, perdeu a visão de um dos olhos e correspondia aos requisitos do grupo atendido na primeira fase da vacinação, em Goiás. Além dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, os idosos que moram em instituições de longa permanência foram vacinados em janeiro.
Assim como Maria, outros 469 idosos institucionalizados já vão receber a segunda dose da Coronavac. A cidade recebeu mais 9.460 doses da vacina nessa segunda-feira (8/2), um dia após a chegada de mais uma remessa em Goiás.
Vacinação nos municípios
Nas cidades, onde as novas doses já chegaram, além da continuidade da imunização dos já vacinados na primeira fase, foi dado, ainda, o início à vacinação de idosos acima de 85 anos. Em Goiânia, por exemplo, que recebeu 46.160 doses, 16 mil foram separadas para imunizar a população dessa faixa etária.
Nessa terça-feira (9/2), teve início na capital a vacinação de pessoas acima de 60 anos, que vivem acamadas em casa. Equipes da Estratégia da Saúde da Família e do Serviço de Acompanhamento Domiciliar (SAD) estão espalhadas pela cidade, fazendo as visitas de casa em casa.
Já nesta quarta-feira (10/2), na capital, foi iniciada a vacinação de idosos acima de 85 anos em nove locais, sendo dois drive-thrus e sete escolas municipais para atendimento de pedestres. Até o início desta tarde, mais de 2,6 mil pessoas já tinham recebido a primeira dose da vacina. Um dos primeiros a serem imunizados foi o ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Iris Rezende (MDB).