Compartilhar notícia
A primeira fase de saque de valores esquecidos em instituições financeiras acaba neste fim de semana. Na sexta-feira (15/4), as pessoas nascidas a partir de 1988 puderam fazer a consulta. Neste sábado (16/4), haverá repescagem para os nascidos a partir de 1984 que perderam as datas para agendarem a retirada.
No domingo (17/4), o sistema entrará em pausa e passará por uma reformulação. As consultas serão retomadas apenas em 2 de maio, com novas fontes de recursos esquecidos incluídas. Todos deverão novamente fazer as consultas para verificarem se têm direito a novos saldos residuais.
Saiba como consultar e pedir o resgate:
- Primeiro é preciso fazer uma conta no site gov.br para comprovar a identidade;
- A conta tem que ser do tipo “prata” ou “ouro”, que tem maior segurança;
- Essa conta pode ser feita pelo aplicativo gov.br ou pelo site https://sso.acesso.gov.br;
- Depois de fazer o cadastro, acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br e faça o login com a senha da conta criada no gov.br;
- Consulte o valor a receber e a instituição onde o dinheiro está “esquecido”;
- Em seguida, o site pode oferecer duas diferentes opções, clique na que aparece:
a) “Solicitar por aqui”: Devolução será feita por PIX em até 12 dias. Aí será preciso informar o PIX e os dados pessoais. Guarde o número de protocolo.
b) “Solicitar via instituição”: Isso significa que o banco não faz a transferência por PIX. Aí será preciso entrar em contato com o banco por telefone ou e-mail para agendar a devolução.
O dinheiro “esquecido” pode ser consultado antes da data de pedido do resgate. Veja como isso pode ser feito clicando aqui.
Leia mais no Portal T5, parceiro do Metrópoles.