metropoles.com

A primavera chegou. Mas e a chuva, quando voltará ao centro do Brasil?

Chuvas retornam com primavera, mas com volume abaixo da média. Estação começa neste domingo (22/9) e promete alívio nas altas temperaturas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt /Metrópoles @vinicius.foto
Foto colorida mostra vegetação seca com sol ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra vegetação seca com sol ao fundo - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt /Metrópoles @vinicius.foto

Com o início oficial da primavera neste domingo (22/9), a estação promete trazer ao país algum alívio com temperaturas amenas, chuvas e aumento da umidade do ar, já que é um período de transição entre estações secas e chuvosas na região central do Brasil. A primavera vai até 21 de dezembro, quando chega o verão.

De acordo com análise do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve voltar a cair na região central do Brasil só a partir de outubro. Porém, o esperado é que o volume e a quantidade de água permaneçam abaixo da média histórica desse mês, na maior parte do território brasileiro.

No Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas, sudeste da Bahia e no sul do Rio Grande do Sul as chuvas podem voltar com algum nível de intensidade.

Ainda segundo o Inmet, deve acontecer o retorno gradual das chuvas em estados do Centro-Oeste como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Apesar disso, o volume de chuvas no Centro-Oeste, no Sudeste e em parte do Sul depende da umidade vinda da Amazônia, que sofre com uma seca extrema e prolongada.

3 imagens
Queimada
1 de 3

Fogo destrói vegetação na Amazônia

Victor Moriyama/Getty Images
2 de 3

Queimada

Ibama
3 de 3

Getty Images

Durante a estação, é previsto que o sul do Amazonas, uma das áreas que é foco de incêndios, ainda sofra com a seca, incidência de queimadas e incêndios florestais, pelo menos, até outubro.

La Niña

O fenômeno La Niña consiste no resfriamento natural das águas do oceano Pacífico e tem 71% de chance de ocorrer entre setembro e novembro de 2024 e deve retornar entre janeiro e março de 2025, segundo o Centro de Previsão Climática NCEP/NWS.

Como consequência do La Niña na primavera, tradicionalmente é prevista uma redução das chuvas na região Sul do país e um aumento das águas nas regiões Norte e Nordeste.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?