Primavera começa com temperatura acima de 40ºC em vários estados
A primavera de 2023 será especialmente marcada por muito calor no país e também mais chuva no Sul do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
A primavera teve início astronômico às 3h50 deste sábado, 23 de setembro, e se estende até à 0h27 do dia 22 de dezembro, horários de Brasília. Tradicionalmente, a nova estação chega trazendo retorno gradual da chuva e o aumento da temperatura, com a quebra de recordes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diversos estados registraram temperaturas acima dos 40ºC.
Conforme o órgão, só neste sábado, quatro estados ultrapassaram os 40ºC. Em Goiás, o município de Aragarças ferveu e registrou 42,3ºC . No Tocantins, o município de Santa Rosa chegou a 40.2ºC. Porto Murtinho no Mato Grosso do Sul atingiu 42ºC e a capital do Mato Grosso, Cuiabá, chegou a 40,7ºC.
Ainda de acordo com o Inmet, o Distrito Federal bateu recorde de calor do ano, até o momento, com 35.7ºC. A alta temperatura foi registrada no Gama, às 15h. A umidade chegou a 17%.
O órgão avalia a onda de calor que atinge parte do Brasil como perigosa. As temperaturas mais intensas começaram na quarta-feira (20/9) e têm previsão para durar até a próximas terça (26/9).
“Alerta vermelho”
Nessa sexta (22/9), o Inmet chegou a emitir um “alerta vermelho” para atuação de uma onda de calor que atinge o interior do país. O fenômeno atinge 11 estados, além do Distrito Federal.
Até a última quarta-feira (20/9), o alerta vermelho incluía apenas 9 estados. À lista foram incluídos o Distrito Federal, a Bahia e o Maranhão.
O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.
Confira a lista de unidades da federação em alerta vermelho:
- Bahia;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Tocantins;
- São Paulo.
Segundo o Inmet, o alerta vermelho aponta para um forte risco de acidentes e danos à saúde humana devido às altas temperaturas.
Onda de calor
A onda de calor intenso é ocasionada pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica, fenômeno que inibe o desenvolvimento de nebulosidade e aumenta a temperatura da massa de ar
O alerta do Inmet ocorre enquanto o centro-sul do país vive intensa onda de calor que marca o fim do inverno e início da primavera, que começa neste sábado (23/9). A elevação das temperaturas acontece devido ao fenômeno El Niño e ao aquecimento global, causado pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa.