Primavera começa com ondas de calor pelo país. Veja onde
Baixa umidade também afeta o país, variando entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais
atualizado
Compartilhar notícia
A primavera começou oficialmente neste domingo (22/9), com ondas de calor intensas nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. O Rio Grande do Sul iniciou a estação sob alertas de risco de inundação, válidos até a próxima quarta-feira (25/9).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi divulgado, nesta segunda-feira (23/9), um alerta de perigo potencial de onda de calor em 11 estados, que vão do Amazonas ao Rio Grande do Sul. As temperaturas devem ficar até 5ºC acima da média até terça-feira (23/9).
A umidade também está baixa na região Centro-Oeste; em alguns estados do Nordeste, Norte e Sudeste; e no Paraná, devendo variar entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais. Essa previsão vale para esta segunda-feira.
A onda deve de calor deve atingir Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazônia, Tocantins, Curitiba e Rondônia.
Regiões do estado do Rio Grande do Sul poderão ter acumulados de chuva de até 300 milímetros. Nos quatro dias, pode chover o correspondente ao volume somado de dois meses.
Veja áreas onde há risco de inundações e chuvas:
Os 300 mm correspondem à soma do que chove em junho e julho historicamente em Porto Alegre, que são dois dos três meses de maior precipitação na região. Diante da situação, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta. A situação mais preocupante se refere às regiões da Campanha, Sul, Litoral Sul e Costa Doce.