metropoles.com

Previdência, Saúde e Trabalho aceitam reajuste; veja tabelas

Proposta do governo para CPST, PGPE e plano correlatos reajusta remunerações em 9% em 2025 e em 5% em 2026. Há também correção nas tabelas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Condsef/Divulgação
Servidores públicos fazem manifestação - Metrópoles
1 de 1 Servidores públicos fazem manifestação - Metrópoles - Foto: Condsef/Divulgação

Carreiras da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST) e do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) aceitaram a proposta do governo Lula (PT) de reajuste salarial em dois anos. Em linhas gerais, a proposta aumenta as remunerações dos setores que representam a maioria do Executivo Federal em 9%, em janeiro de 2025, e em 5%, em maio de 2026.

Para os níveis superior e intermediário, também está prevista, em 2025 e 2026, uma alta nos steps (degraus) de progressão e promoção funcional.

O PGPE é composto por cargos efetivos de nível superior, intermediário e auxiliar que não pertencem a carreira específica, planos especiais de cargos ou planos de carreiras criados por lei. Maioria no funcionalismo, esses cargos estão relacionados ao exercício de atividades técnicas, técnico-administrativas e de suporte, abrangendo os órgãos e as entidades da administração federal direta, autárquica e fundacional.

A oferta apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) foi aprovada em assembleias realizadas nos últimos dias.

As carreiras de nível superior (NS) terão aumento nos padrões, de 2,8% para 3%, e nas classes, de 3% para 4%. Já as carreiras de nível intermediário (NI) contarão com aumento nos padrões, de 1% para 1,25%, e nas classes, de 1,5% para 2%.

Dois adendos foram aprovados pelas assembleias:

  1. o compromisso do governo em estender, nas mesmas datas e sob idênticos percentuais, todo eventual avanço que venha a ocorrer nas negociações em curso com a educação (TAEs) ao PGPE, PST e planos correlatos; e
  2. cláusula em que o governo se comprometa a, até agosto de 2024, abrir uma mesa específica com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), para discutir a valorização das carreiras do PGPE, PST e planos correlatos, visando adotar um plano de recuperação salarial que cubra as perdas do período golpista, e inicie um processo de correção das distorções e da reestruturação das carreiras.

A Condsef encaminhou ao MGI o resultado das assembleias. O próximo passo é a assinatura do Termo de Acordo entre o governo e as carreiras.

Tabelas corrigidas

Durante o trabalho de análise das tabelas remuneratórias encaminhadas pelo governo federal, a Condsef/Fenadsef detectou que havia uma pequena diferença de valores.

O Ministério da Gestão, então, refez os cálculos, confirmou que havia erros e encaminhou novas tabelas remuneratórias para a Condsef.

Veja aqui a tabela corrigida do PGPE e aqui a tabela corrigida do PST.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?