metropoles.com

Previdência: “Gostaríamos de votar hoje o segundo turno”, diz Onyx

Ministro licenciado tenta articular votação para não atrasar calendário do governo. Data para a segunda etapa é incerta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onyx Lorenzoni no quarto dia de votação da reforma da Previdência
1 de 1 Onyx Lorenzoni no quarto dia de votação da reforma da Previdência - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), que se licenciou do cargo para participar da votação da reforma da Previdência, admitiu, nesta sexta-feira (12/07/2019), que a votação do segundo turno pode ficar para agosto, contrariando a expectativa do governo.

Para Onyx, será possível votar nesta sexta-feira a quebra do interstício (intervalo mínimo de votação) e o relatório na Comissão Especial. Ele não cogitou a retirada de destaques que alteram o texto para agilizar o trâmite.

“É muito importante concluir hoje e levar para votar o relatório e quebrar o interstício. Gostaríamos de votar hoje o segundo turno, se não for possível, vamos avaliar como faremos essa construção de forma segura”, destacou, ao conversar com jornalistas no Salão Verde. Contudo, Onyx deu a entender que o “mais prudente” seria votar o segundo turno em agosto, para evitar derrotas.

Após a votação na Câmara, a intenção do governo é de votar o segundo turno da reforma no Senado entre 9 e 15 de setembro. “Mesmo se o segundo turno da Câmara ficar para a primeira semana de agosto, não atrapalha nosso calendário”, frisou.

A votação deste sábado (13/07/2019) ainda não está garantida. “Nosso esforço é para fazer hoje. Temos que ter paciência com o Congresso. Por volta das 16h, teremos condições de definir a votação do segundo turno”, comentou.

Onyx emendou. “Temos a expectativa de que mais uma hora temos mais de 400 deputados na casa. Para nós é algo fundamental”, disse, ao ressaltar que está “tudo pacificado” para a comissão especial votar o relatório até o fim do dia. O deputado Marcelo Ramos (PR-AM) comanda essa parte da tramitação.

A caminhada a passos lentos nesta sexta-feira – a sessão foi convocada para 9h, mas só começou por volta das 12h20 e sem quórum – não desanima o ministro licenciado.

“Estamos numa sexta-feira, não é usual. Ontem fomos até 3h, estamos às vésperas do recesso. Temos que tentar compor um equilíbrio. Achamos que é possível quebra e relatório”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?