metropoles.com

Previdência contribui com corte de gastos corrigindo erros, diz Lupi

Ministro Carlos Lupi (Previdência Social) disse que sua pasta já está contribuindo para o corte de gastos com a revisão de cadastros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Imagem colorida de Carlos Lupi, atual ministro da Previdência, mexendo no celular - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Carlos Lupi, atual ministro da Previdência, mexendo no celular - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse nesta quinta-feira (28/11) que sua pasta já está contribuindo para o corte de gastos com a revisão de cadastros e correção de erros.

“O que nós já estamos fazendo, e esse pacote agora reforça o nosso trabalho, é corrigindo erros, corrigindo pessoas que podem estar recebendo sem terem direito. Isso nós já fazíamos através do INSS”, afirmou ele à imprensa.

“Na parte do BPC Loas, é o trabalho todo do Ministério de Desenvolvimento Social. Compete à Previdência Social e ao INSS pagar e checar os dados, com as informações, se aquela pessoa que está recebendo está dentro dos patrões estabelecidos nas legislações e nos parâmetros da Previdência Social e do Desenvolvimento Social. Isso já tem sido feito”, complementou.

Segundo ele, o pacote anunciado nesta quinta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi “o reforço que nós vamos continuar fazendo neste ano que vem”.

“Vamos aprofundar essa fiscalização. Dar direito a quem tem direito . Quem não tem direito e pega esse direito está tirando de alguém que pode ter”, defendeu Lupi.

Questionado se foi ouvido por Haddad na elaboração do pacote — após o titular da Fazenda ter dito que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem muitas distorções —, Lupi respondeu que esteve em todas as reuniões com o presidente Lula (PT).

“O foco e a determinação do presidente é o seguinte: dar direito a quem tem direito e tirar aqueles que estão abusivamente recebendo, ou seja, recebendo sem ter direito. Isso nós já estamos fazendo”.

De acordo com ele, agora a meta será cada vez mais diminuir a fraude, as irregularidades e as ações de intermediários que tentam enganar o cidadão.

“Tem muita irregularidade, a gente reconhece isso. Temos que aperfeiçoar nosso sistema. E é isso que nós já estamos fazendo. E a partir do ano que vem, vamos aprimorar cada vez mais”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?