Preterido por Lira, Elmar intensifica agendas com entorno de Lula
Elmar Nascimento, líder do União Brasil, é um dos candidatos para suceder Arthur Lira na presidência da Câmara dos Deputados
atualizado
Compartilhar notícia
O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), tem intensificado agendas com o entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em busca de apoio para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa. Elmar e o líder do PSD, Antonio Brito (BA), formam uma aliança contra a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), para o cargo.
Elmar e Brito têm buscado o apoio da bancada petista na Câmara dos Deputados, visto que o líder do partido na Casa, Odair Cunha (MG), anunciou que tem articulado uma convergência na formação de um candidato para suceder Lira com membros do “blocão”.
Em busca dos apoio dos deputados petistas, Elmar Nascimento se encontrou na quarta-feira (16/10) com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Haddad é tido como um dos principais articuladores do governo Lula dentro do Congresso Nacional, com diálogo tanto com a base governista como com a oposição.
Já nesta quinta-feira (17/10), o líder do União Brasil esteve com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O ministro do terceiro governo lulista é colocado como um desafeto pessoal por Lira e é criticado abertamente pelo ainda presidente da Câmara.
Elmar não está em busca apenas dos ministros do Palácio do Planalto. O líder do União seguirá para Bahia nesta quinta para participar de um evento que contará com a presença de Lula. O líder do PSD também deverá participar da cerimônia em que o presidente anunciará investimentos na área da educação.
Elmar Nascimento era colocado como principal candidato para suceder Arthur Lira na presidência da Câmara em 2025. Ele contava com apoio da ala mais ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com apoio do político alagoano. No entanto, o líder do União Brasil foi preterido por Lira depois que o presidente do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP), desistiu da corrida para presidência da Câmara e anunciou a candidatura de Motta.
Arthur Lira chegou, inclusive, a anunciar aos líderes da Câmara dos Deputados apoio à candidatura de Hugo Motta. A sinalização não foi bem recebida por Elmar Nascimento, que era amigo pessoal do deputado alagoano.
Desde então o relacionamento entre Lira e Elmar esfriou. Os políticos ficaram aproximadamente um mês sem conversar.
Com todo o imbróglio na sucessão de Lira, Elmar Nascimento e Antonio Brito planejam uma série de viagens em busca de apoio para construção das candidaturas para presidência da Câmara dos Deputados.