metropoles.com

Preterido por Lira, Elmar encontra Padilha, ministro de Lula, nesta 3ª

Líder do União Brasil, Elmar Nascimento busca apoio para disputar a presidência da Câmara dos Deputados junto ao PSD

atualizado

Compartilhar notícia

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Líder do União Brasil, Elmar Nascimento - Metrópoles
1 de 1 Líder do União Brasil, Elmar Nascimento - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O líder do União Brasil, deputado federal Elmar Nascimento (BA), se reúne nesta terça-feira (10/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto. Também participam do encontro outros deputados da bancada do partido e os ministros filiados ao União, Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações).

O encontro acontece em meio às articulações por apoio para a disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2025. Elmar, que era visto como preferido para receber o apoio do presidente Arthur Lira (PP-AL), foi preterido pelo amigo e tem buscado novas alianças.

Ao sair do Ministério da Fazenda nesta terça, Padilha comentou o encontro, que também vai se estender ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda informalmente, Lira tem costurado apoio a Hugo Motta (PB), líder do Republicanos, visto como nome capaz de reunir mais consenso. O nome teria o aval do presidente Lula. “Tem um pedido do líder Elmar, que foi solicitou para mim, já levei isso para o presidente Lula. O presidente Lula está absolutamente aberto para a gente ajustar a agenda em relação a isso”, afirmou.

Já Elmar, decepcionado com a mudança no tabuleiro político da disputa, firmou um acordo com o PSD, de Gilberto Kassab, que inclui também a sucessão na presidência do Senado Federal. 

Como mostrou o Metrópoles, o acordo firmado estabelece que Antônio Brito, líder do PSD, e Elmar vão manter as candidaturas por enquanto. Entretanto, nos próximos meses, somente o nome que mais angariar apoios se manterá na disputa.

Para tentar frear o favoritismo de Motta na Câmara, a cúpula do União e do PSD também selaram um acordo em relação ao Senado Federal. Atualmente, o favorito na disputa é o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

A aliança firmada na segunda envolve o direito do PSD de ficar com a vice-presidência do Senado, se houver reciprocidade de ambos os partidos na Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?