metropoles.com

Pressionado, Ernesto Araújo pede demissão do Itamaraty

Ministro das Relações Exteriores enfureceu Senado com ataques à senadora Kátia Abreu e é responsabilizado por entraves para obter vacinas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Ministro Ernesto Araújo em seu gabinete no Itamaraty após pedir demissão ao presidente Jair Bolsonaro 2
1 de 1 Ministro Ernesto Araújo em seu gabinete no Itamaraty após pedir demissão ao presidente Jair Bolsonaro 2 - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O ministro das Relações Exteriores, chanceler Ernesto Araújo, não resistiu às pressões de líderes do Congresso, que reclamavam do desempenho da pasta durante a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e pediu demissão ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em encontro no fim da manhã desta segunda-feira (29/3).

Após ser duramente criticado pelos embates diplomáticos com a China, e pela incapacidade de conseguir desfecho mais rápido nas negociações para a compra de insumos médico-hospitalares com alguns países, como a Índia, Araújo não conseguiu resistir à cobrança dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Ligado à ala mais ideológica do governo Bolsonaro, o chanceler era ministro desde janeiro de 2019. Os palácios do Planalto e do Itamaraty ainda não se manifestaram sobre o pedido de demissão do chanceler.

4 imagens
1 de 4

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
2 de 4

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
3 de 4

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
4 de 4

Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O último imbróglio envolvendo Araújo foi um embate com a senadora Kátia Abreu (PP-TO). Pelas redes sociais, o ministro afirmou, no último domingo (28/3), que, em encontro recente com a senadora, a parlamentar teria preferido falar sobre as negociações em torno do 5G, deixando de lado temas importantes, como as dificuldades diplomáticas enfrentadas com a China e a Índia para a importação dos insumos necessários à produção das vacinas contra Covid-19 no Brasil.

Segundo o diplomata, a parlamentar teria dado a entender que ele seria o “rei do Senado” ao fazer “um gesto em relação ao 5G”. Kátia Abreu negou que esse tenha sido o tom da conversa.

A senadora afirmou que as declarações do ministro das Relações Exteriores “faltam com a verdade”. Pontuou ainda, em nota, que “o Brasil não pode mais continuar tendo, perante o mundo, a face de um marginal”.

Antes mesmo de pedir para sair, Araújo deu indícios de que entregaria o cargo. Também no domingo, o chanceler agradeceu a todas as pessoas que manifestam apoio a ele e ao trabalho que vinha desempenhado na pasta.

“Agradeço a todos os que têm manifestado apoio a mim e ao meu trabalho”, diz Araújo, citando uma estrofe do Hino da Independência.

Desde a posse, Bolsonaro substituiu 14 ministros. Somente o Ministério da Saúde já teve quatro titulares.

Internamente, já existem nomes cotados pelo presidente Bolsonaro para a troca. A busca seria por um substituto com perfil menos ideológico e que tenha melhor receptividade no meio político.

Na quarta-feira (24/3), durante sessão remota do Senado Federal, parlamentares pressionaram Araújo e cobraram sua saída imediata do cargo. Na avaliação dos senadores, o chanceler estava desgastado para lidar com as questões internacionais relativas ao enfrentamento da pandemia.

Em carta aberta publicada no sábado (27/3), um grupo de mais de 300 diplomatas pediu a saída do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e ainda acusou a atual política externa do Itamaraty de causar “graves prejuízos para as relações internacionais e a imagem do Brasil”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?