metropoles.com

Preso por atos golpistas, ex-comandante da Rotam é solto após 2 meses

Coronel Benito Franco foi preso pela Polícia Federal na Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas do dia 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
goias coronel benito franco
1 de 1 goias coronel benito franco - Foto: Reprodução/Redes sociais

Goiânia – O coronel da Polícia Militar de Goiás (PMGO) e ex-comandante das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Benito Franco, foi solto na última quarta-feira (7), após dois meses preso. O militar foi detido em abril pela Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal (PF), que apura os responsáveis pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

A operação investiga suspeitos de participar, incentivar e financiar os atos golpitas, em Brasília. Benito é acusado de ter participado do atentado às sedes dos Três Poderes no dia dos atos de vandalismo.

A soltura do coronel foi confirmada pela defesa dele. Ao portal G1 um dos advogados de Benito Franco, Leonardo Batista, afirmou que o coronel foi liberado sob medidas restritivas: deverá se apresentar a um juiz regularmente e não pode deixar o país.

“Não sobe a rampa”

Benito Franco tem 43 anos, é coronel da PMGO e comandante de aeronaves. Ele esteve à frente da Rotam entre 2019 e 2021. Nas redes sociais, ele informa que também é instrutor de vários cursos, como tiro defensivo, abordagens e doutrina da corporação.

Ele costuma se posicionar politicamente nas plataformas digitais. Em uma de suas publicações, o militar compara uma fala do ministro da Justiça, Flávio Dino, a um discurso de Adolf Hitler. No fim do ano passado, ele chegou a ser denunciado após gravar vídeos dizendo que “o ladrão [referindo-se a Lula] não sobe a rampa”.

Nas eleições de 2022, foi candidato a deputado federal pelo Partido Liberal (PL), mas não conseguiu ser eleito. Obteve 10.343 votos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?