Compartilhar notícia
Um patriota preso pela tentativa de golpe diz ter sido agredido por policiais penais na Papuda e vai contar com auxílio de um deputado do PSol para apurar o caso. Lucas Costa Brasileiro alega que foi espancado enquanto passava por triagem no sistema prisional. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), presidida pelo deputado do PSol Fábio Felix, vai acompanhar o caso, e a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF) abriu procedimento administrativo para “apurar a veracidade dos fatos”.
Lucas Costa Brasileiro, bacharel em direito de 29 anos, é um dos patriotas presos na última fase da operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 6 de junho. Segundo a PF, foram recapturados mais de 200 participantes do 8 de Janeiro que descumpriram medidas cautelares, como retirada de tornozeleira eletrônica, ou que fugiram para outros países. O pai de Lucas gravou um vídeo afirmando que ele foi espancado na cadeia, levando a denúncia para várias páginas bolsonaristas em redes sociais.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, ele foi conduzido ao Complexo Penitenciário da Papuda no dia 7 de junho e passou por procedimento de triagem junto, momento em que alegou ter sido agredido. “Por esta alegação, foi conduzido ao IML para realizar exames de praxe e, por consequência, a pasta instaurou procedimento administrativo para apurar a veracidade dos fatos. A Seape reforça que os todos os procedimentos institucionais realizados no sistema penitenciário são realizados dentro da legalidade e não coaduna com qualquer desvio de conduta de seus servidores.”
Fábio Felix adiantou ao Metrópoles que vai requisitar informações da administração penitenciária para apurar a denúncia. “Para nós, independentemente de quem é a pessoa, queremos que todos que estão no sistema tenham seus direitos respeitados e que se cumpra o papel de ressocialização. Infelizmente, são centenas de denúncias de violações de direitos dentro do sistema carcerário”, afirmou.
O deputado também citou ser “bom ver parlamentares que nunca olharam para o sistema prisional agora se preocupando com direitos humanos”. A deputada federal do PL Bia Kicis, por exemplo, compartilhou o relato do pai de Lucas Brasileiro no Instagram.
Prisão do “patriota”
A família de Lucas chegou a gravar um vídeo no momento da prisão se despedindo dele, que aparece vestido de roupa branca e chinelo. Veja:
Em seguida, o homem entra no camburão da PF com destino ao Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião. Os mandados de prisão preventiva da Lesa Pátria foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 estados e no Distrito Federal.