metropoles.com

Lava Jato: Eduardo Cunha já está em Bangu 8 para cumprir pena

Ex-deputado estava detido desde outubro de 2016 no Complexo Médico Penal de Pinhais. Ele cumprirá 14 anos e 6 meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/GloboNews
Eduardo-Cunha
1 de 1 Eduardo-Cunha - Foto: Reprodução/GloboNews

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (MDB) chegou ao Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro, às 13h50 desta sexta-feira (31/05/2019). Ele vai cumprir pena em Bangu 8 – onde também está detido o ex-governador Sérgio Cabral.

Cunha deixou a capital paranaense após a autorização do juiz substituto da 2ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, Ronaldo Sansone Guerra. Ele autorizou a mudança de unidade prisional na última quarta-feira (29/05/2019).

O ex-deputado cumpre pena de 14 anos e 6 meses por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e evasão de divisas. O ex-presidente da Câmara é acusado pela Lava Jato de receber US$ 1,5 milhão em propina de um contrato para exploração de um campo de petróleo na África pela Petrobras.

Cunha deixou a cadeia escoltado por agentes da Polícia Federal por volta das 8h15, rumo ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Em Bangu 8, está preso o correligionário de Cunha, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB). A defesa do ex-parlamentar argumenta que o artigo 103 da Lei de Execução Penal orienta a permanência do detento em local próximo ao meio social e familiar.

A decisão gerou desentendimento entre a Justiça do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Paraná. Os fluminenses foram favoráveis à transferência; já os paranaenses, contrários. Eles alegam que Cunha poderia se utilizar da influência política para novos crimes.

A defesa do ex-deputado comemorou a transferência. “É importante destacar que a Lei de Execuções confere o direito de que a pessoa tem de, se custodiada pelo Estado, ficar em local próximo ao seu meio social e familiar. Nesse sentido, a decisão é justa e adequada aos preceitos legais e constitucionais”, destaca, em nota. Cunha nega todas as acusações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?