Presídio é esvaziado por aumento de risco de rompimento em barragem
Os presos de Itabarito (BH), foram transferidos pois as barragens de Forquilha I e II, da Vale, subiram para risco nível 3 de emergência
atualizado
Compartilhar notícia
Um presídio de Itabirito, na Grande Belo Horizonte, foi evacuado depois da elevação para nível 3 de emergência, que significa rompimento a qualquer momento, das barragens de Forquilha I e Forquilha III, da Vale, no município vizinho de Ouro Preto. Segundo informações da Secretaria de Administração Prisional (Seap), 113 presos foram transferidos nesta quinta-feira (28/3) para penitenciárias da região.
Na quarta-feira (27), as duas barragens, e ainda a B3/B4, que fica em Nova Lima, próximo ao distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, também da Vale, tiveram elevação do nível de emergência, depois de auditoria contratada pela mineradora se negar a conceder laudo de estabilidade para as estruturas.
Segundo a Seap, a medida é preventiva, “visando resguardar a vida dos detentos sob custódia da secretaria”.
Nesta sexta-feira (29), moradores de Santa Barbara, também na Grande Belo Horizonte, passam por simulado de rompimento de barragem. O teste será feito depois de outra represa da Vale, da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, município vizinho a Santa Barbara, entrar, na sexta-feira (22) passada, em alerta de rompimento iminente.
Já na última segunda-feira (25), moradores de Barão de Cocais passaram pelo simulado, que é realizado pela Defesa Civil do estado.