metropoles.com

Presidido pelo Brasil, Mercosul quer facilitar turismo no bloco

Com o país no comando temporário do grupo, a ideia é se se aproximar de outros países e facilitar turismo entre as nações do bloco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
16/07/2019 Cerimônia de Posse do Presidente do BNDES, Gustavo H
1 de 1 16/07/2019 Cerimônia de Posse do Presidente do BNDES, Gustavo H - Foto: Marcos Corrêa/PR

Um dos principais objetivos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no comando pró-tempore (rotativo) do Mercosul será eliminar a taxa de ligação internacional entre os integrantes do bloco e rever o processo burocrático da troca imigratória entre os países. As informações são do porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, divulgadas nesta terça-feira (16/07/2019).

Segundo Barros, Bolsonaro pretende transformar o bloco no “Mercosul 2.0”. “Nessa cúpula o Brasil assumirá a presidência do Mercosul e buscará consenso para celebração do acordo com o objetivo de destravar e transformar o bloco que, segundo Bolsonaro, se tronará o ‘Mercosul 2.0′”, completou.

Além disso, o presidente espera facilitar a assistência consular de brasileiros e argentinos, revisar tarifas de importação, flexibilizar acordos bilaterais e estabelecer livre comércio com os Estados Unidos.

Segundo o porta-voz, quando um país assume a presidência do bloco temporariamente, ele propõe uma agenda de ações que devem ser recebidas naquele período. Ainda, ele ressaltou a importância de o bloco acordar com outros grupos ou países, como houve recentemente com a União Europeia. Na última viagem de Bolsonaro ao Japão para participar das reuniões do G20, ficou acertada a negociação da parte comercial do Acordo de Associação entre o Mercosul e a UE.

Agenda do presidente 

Segundo o porta-voz, Bolsonaro deixa Brasília às 8h, desta quarta-feira (17/07/2019), direto da base aérea da presidência. Devem acompanhar o presidente durante viagem o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, o deputado Hélio Lopes (PSL-RJ) e a comitiva técnica da presidência.

Após 3h30 de viagem, Bolsonaro chega a Santa Fé às 11h30 e participa da cerimônia do Mercosul às 12h25. Às 12h30 haverá sessão plenária dos chefes de estado, seguido por sessão de fotos oficiais e almoço entre os presidentes dos países.

A previsão é de que Bolsonaro deixe a Argentina às 15h30 e retorne à capital do Brasil às 18h30, do mesmo dia.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?