Presidente português chama de histórico evento boicotado por Bolsonaro
Os dois chefes do Executivos se encontraram nesta segunda-feira (2/8), em Brasília, mas Marcelo Rabelo foi a SP para inauguração de museu
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, chamou de histórico o evento de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, ocorrido em São Paulo, no sábado (31/8). O presidente da Republica, Jair Bolsonaro (sem partido), não participou da iniciativa.
Em entrevista na tarde desta segunda-feira (2/7) em Brasília, Marcelo Sousa evitou fazer críticas diretas a Bolsonaro, tanto pela ausência na reinauguração, como pelo fato de Bolsonaro tê-lo recebido, no Palácio da Alvorada, sem máscaras. “Ele estava em sua casa”, disse Sousa. “Portanto não formamos juízo sobre aqueles que nos recebem”, disse.
“Eu não vou comentar, naturalmente, questões pontuais. O que eu posso dizer é que, claro, tanto para Portugal quanto para o Brasil e para todos os Estados com língua oficial portuguesa, como para outros falantes da língua portuguesa, este museu foi um marco fundamental. Não há outro comparável em outra língua”, disse o presidente português, em visita oficial ao Brasil.
“Eu me sinto muito feliz por ter participado como chefe e Estado de um país estrangeiro e de estar presente em um momento em que eu posso dizer histórico”, disse Sousa. “É evidente que a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa significa muito. O Brasil tem o papel de protagonista primeiro pela sua dimensão, pela sua influência mundial, pela sua juventude. Tudo isso deu a esse encontro o mesmo sentido, a mesma força”, destacou.
“É histórico. Assim como sua abertura foi histórica, esta reinauguração foi histórica”, enfaizou.
Almoço
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, participou, nesta segunda-feira (2/8), de almoço com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na residência oficial da Presidência da República, no Palácio da Alvorada, em Brasília.
A visita de Rebelo não é uma visita oficial de chefe de Estado. O líder português veio ao país para participar da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no sábado (31/8), e está em Brasília como gesto para reforçar os laços diplomáticos com o país.
Na residência do cônsul-geral português paulista, ele se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve ser o principal adversário político de Bolsonaro nas eleições de 2022. Os dois têm maior identificação política, por serem de esquerda.
Veja o post:
Foto: Ricardo Stuckert pic.twitter.com/B3oPQApQ8o
— Lula (@LulaOficial) July 31, 2021
O português também se encontrou com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB).