metropoles.com

Lula pede que Congresso retire projetos de Bolsonaro, incluindo o que isenta militares de punição

Mensagens publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6/4) pedem que os quatro projetos sejam retirados de tramitação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ensaio geral da Posse Presidencial no Congresso nacional 1
1 de 1 Ensaio geral da Posse Presidencial no Congresso nacional 1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em mensagens enviadas ao Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou que quatro projetos de lei remetidos durante o governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), sejam retirados de tramitação. Os pedidos foram publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6/4).
Conforme publicado, o governo federal requer a retirada de tramitação de matérias que visam:

  • isentar militares de punição em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO);
  • limitar remoção de conteúdos na internet;
  • desobrigar envio de recursos do pré-sal para o Fundo Social; e
  • instituir a Política Nacional de Longo Prazo.


Veja quais são as propostas:

Militares

O Projeto de Lei nº 6.125, de 2019, “estabelece normas aplicáveis aos militares em operações de Garantia da Lei e da Ordem e aos integrantes dos órgãos a que se refere o caput do art. 144 da Constituição e da Força Nacional de Segurança Pública, quando em apoio a operações de Garantia da Lei e da Ordem”.
O texto apresentado prevê mudança na classificação do que é legítima defesa de militares e agentes de segurança durante as operações. Caso a lei fosse aprovada, por exemplo, agentes de segurança poderiam ser isentos de punição ao cometer algo considerado proibido pela legislação, como matar.

Redes Sociais

O Projeto de Lei nº 3.227, de 2021, “altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, e a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para dispor sobre o uso de redes sociais”.

O ato normativo altera o Marco Civil da Internet e impede que as empresas controladoras de redes sociais excluam perfis ou tirem do ar conteúdos sem que haja uma “justa causa”. A proposta foi alvo de críticas por setores da sociedade, que alertaram que a lei poderia dificultar o combate às fake news e a conteúdos de ódio.

Pré-sal

O Projeto de Lei nº 1.583, de 2022, “autoriza a União a ceder, de forma integral, o direito à sua parcela do excedente em óleo proveniente de contratos de partilha de produção e de acordo de individualização da produção em áreas não contratadas na área do pré-sal ou em áreas estratégicas”.

A proposta autoriza que a União venda sua parcela do excedente do pré-sal. Por meio dessa medida, os recursos obtidos com cessão desses direitos não estariam mais vinculados ao Fundo Social. Esse fundo destina verbas para a saúde, para a educação e para outras áreas sociais.

Longo Prazo

O Projeto de Lei nº 1, de 2023, “institui a Política Nacional de Longo Prazo”.
O texto proposto traz fundamentos e objetivos nacionais para garantir soberania nacional, desenvolvimento, redução de desigualdades, entre outros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?