metropoles.com

Orsi debate com Lula acordo Mercosul-UE: “Otimistas”

Segundo Yamandú Orsi, a discussão do contrato a ser firmado tomou a maior parte da reunião. Ele enfatizou o alinhamento com Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida do presidente Lula com o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula com o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve, nesta sexta-feira (29/11), com o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, no Palácio do Planalto.

Ao fim da reunião Orsi disse à imprensa que a discussão sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) foi a principal pauta. “Um dos temas centrais é o avanço do contrato Mercosul e UE”, afirmou. Na próxima semana, Lula estará no Uruguai, para a cúpula de líderes do Mercosul.

“Tomou maior parte da reunião analisar a situação e como conclusão, estamos otimistas e vamos continuar estreitando laços”, falou. “Há muita afinidade entre meu partido e o Lula, foi uma reunião de amigos”, completou.

Na cúpula no Uruguai, há bastante expectativa de ratificar o acordo comercial do Mercosul com a UE, em tratativas há mais de 20 anos.

O texto foi assinado em 2019, no governo de Jair Bolsonaro (PL), mas, sem a ratificação das ambas as partes, ele é tido como inválido. O petista tenta finalizar o acordo em novos termos, mais benéficos para o Mercosul, o que seria uma grande vitória na área internacional de sua terceira gestão.

Nessa semana, Lula reforçou o otimismo. “Nós vamos fazer o acordo do Mercosul nem tanto pela questão do dinheiro. Nós vamos fazer porque eu estou há 22 anos nisso e nós vamos fazer. Se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam mais nada, quem apita é a Comissão Europeia. E a Ursula von der Leyen tem procuração para fazer o acordo, e eu pretendo assinar esse acordo este ano ainda. Tirar isso da minha pauta”, disse.

Antes do encontro, os mandatários se falaram ao menos duas vezes. A primeira, logo após Orsi ser consagrado nas urnas, quando o brasileiro escreveu no X: “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”.

Na segunda-feira (25/11), eles se falaram por ligação, e Lula pediu que o colega mandasse um abraço ao ex-presidente “Pepe” Mujica, que serviu como cabo eleitoral do uruguaio. Apesar da saúde fragilizada, Mujica subiu em palanque para endossar Orsi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?