metropoles.com

Presidente do Conass vê risco de haver vacina e não ter agulhas e seringas

“Ministério da Saúde tem de urgentemente reunir a indústria nacional para saber como proceder”, alerta Carlos Eduardo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
seringa
1 de 1 seringa - Foto: iStock

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), Carlos Eduardo Lula, falou, nesta quarta-feira (30/12), sobre o fracasso do governo na compra de seringas e agulhas para a vacinação contra a Covid-19.

Segundo reportagem do O Globo, Lula afirmou que o país corre risco “real” de ter a vacina e não ter material suficiente para vacinar a população.

“Corremos o risco real de termos vacina e não termos agulhas e seringas suficientes. O Ministério da Saúde tem de urgentemente reunir a indústria nacional para saber como proceder. Sob pena de medidas drásticas serem tomadas, como, por exemplo a requisição administrativa ou a proibição de exportação dos estoques no Brasil”, disse.

Pregão

O Ministério da Saúde fracassou na primeira tentativa de comprar seringas e agulhas para a vacinação no Brasil. Das 331 milhões de unidades que a pasta tem a intenção de comprar, só conseguiu oferta para adquirir 7,9 milhões no pregão eletrônico realizado na última terça-feira (29/12). O número corresponde a cerca de 2,4% do total de unidades que a pasta desejava adquirir.

Agora, o Ministério da Saúde terá que realizar novo certame, ainda sem data definida. A compra de seringas e agulhas costuma ser feita por Estados e municípios.

Durante a pandemia, porém, o ministério decidiu centralizar estes insumos. A previsão do ministro da pasta, Eduardo Pazuello, é iniciar a vacinação contra Covid-19 no país em fevereiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?