Presidente de Portugal virá ao Brasil para celebrar o 7 de Setembro
Visita foi confirmada após convite oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL) para as festividades dos 200 anos de independência do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, virá comemorar os 200 anos da Independência do Brasil, celebrado no próximo dia 7 de Setembro. O governante decidiu aceitar o convite do presidente Jair Bolsonaro (PL), direcionado a líderes de países de língua portuguesa.
A decisão foi oficializada no Diário Oficial da República do país, em 21 de julho.
“A Assembleia da República resolve dar assentimento à deslocação de Sua Excelência o Presidente da República ao Brasil, em visita oficial, entre os dias 6 e 10 de setembro, a convite do seu homólogo brasileiro, para participar nas celebrações do Bicentenário da Independência daquele país”, diz a publicação.
Além do presidente português, receberam um convite do chefe do Planalto para as festividades do bicentenário da Independência os governantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Até o momento, só o líder de Portugal confirmou a presença.
Os desfiles militares no dia 7 de Setembro voltarão à Esplanada dos Ministérios após dois anos de hiato por causa do agravamento da pandemia. São esperados pelo menos 4.500 militares, número similar aos anos anteriores.
Convocação
O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou a convenção de seu partido, em 24 de julho, para convocar apoiadores a irem às ruas no 7 de Setembro. A militância já está respondendo e organizando caravanas para Brasília no feriado da Independência.
“Nós somos a maioria, nós somos do bem, nós temos disposição para lutar pela nossa liberdade, pela nossa pátria. Convoco todos vocês agora para que todo mundo, no 7 de Setembro, vá às ruas pela última vez”, disse.
Além do tradicional desfile na capital federal, o chefe do Executivo também adiantou que pretende “inovar” este ano, com uma apresentação militar também em Copacabana, no Rio de Janeiro.
“Nós queremos, pela primeira vez, inovar no Rio de Janeiro. Sei que vocês queriam aqui (em São Paulo), mas vamos inovar. Às 16h, nossas Forças Armadas estarão desfilando na Praia de Copacabana ao lado de nosso povo”, afirmou durante convenção que oficializou a candidatura de Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo (leia sobre o evento aqui).