metropoles.com

Presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior renuncia ao cargo

Wilson Ferreira Junior alegou motivos pessoais para deixar o comando da empresa, que está na lista de privatizações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO
O presidente da Eletrobras (D), Wilson Ferreira Junior e o diretor financeiro da empresa, Armando Casado (E), concederam entrevista coletiva, no escritório central da Eletrobras, centro do Rio. Na ocasião, os executivos falaram sobre os resultados da em
1 de 1 O presidente da Eletrobras (D), Wilson Ferreira Junior e o diretor financeiro da empresa, Armando Casado (E), concederam entrevista coletiva, no escritório central da Eletrobras, centro do Rio. Na ocasião, os executivos falaram sobre os resultados da em - Foto: MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO

A Eletrobras informou, no domingo (24/1), que Wilson Ferreira Junior, atual presidente da empresa e membro do Conselho de Administração, renunciou ao cargo. A estatal garante que a decisão foi tomada por motivos pessoais.

Wilson Ferreira Junior se manterá no cargo até 5 de março, durante a transição de seu sucessor. O nome que assumirá o comando da estatal ainda não foi indicado. A expectativa é de que o presidente da empresa faça um pronunciamento nesta segunda-feira (25/1).

Grande defensor da privatização da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior estava à frente da empresa desde julho de 2016, desde que foi nomeado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).

A convite do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), seguiu à frente da estatal até os dias atuais.

Em novembro do ano passado, Bolsonaro assinou projeto de lei que viabiliza a privatização da Eletrobras. A medida foi tomada durante a cerimônia de comemoração aos 300 dias de governo, no Palácio do Planalto.

A estimativa era de que o projeto fosse aprovado ainda no primeiro semestre no Congresso Nacional. Mas, na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que não haverá prejuízo se a análise da privatização da companhia ficar para o segundo semestre deste ano.

Ao todo, o governo anunciou que pretende privatizar nove estatais em 2021. Entre as quais, a Eletrobras.

Confira o comunicado da Eletrobras:

Centrais Elétricas Brasileiras S/A (“Companhia” ou “Eletrobras”) (B3: ELET3, ELET5 & ELET6; NYSE: EBR & EBR.B; LATIBEX: XELT.O & XELT.B) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, Wilson Ferreira Junior, atual presidente da companhia e membro do Conselho de Administração, renunciou ao cargo de Presidente da Companhia, por motivos pessoais.

Wilson permanecerá no referido cargo de Presidente até o dia 5 de março de 2021, permitindo a adequada transição para seu sucessor, ainda a ser indicado.

A companhia aproveita o ensejo para agradecer ao Wilson por sua reconhecida liderança na reestruturação organizacional e financeira do Sistema Eletrobras durante seu mandato de cerca de 4,5 anos.

Sob sua gestão, a companhia atingiu lucros históricos, reduziu sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas, simplificou a quantidade de participações acionárias, com a venda, incorporação e encerramento em cerca de 90 sociedades de propósito específico, aprimorou seu Programa de Compliance, padronizou estatutos sociais e alçadas de aprovação das Empresas Eletrobras e resolveu contenciosos importantes nos Estados Unidos decorrentes de reflexos da Operação Lava Jato, dentre outras realizações relevantes.

Em razão do objeto deste Fato Relevante, a Companhia convida a todos investidores para uma teleconferência às 15h de amanhã, dia 25 de janeiro, com a participação do Wilson.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?