metropoles.com

Presidente da CPI avalia enviar senadores aos EUA para ouvir Weintraub

Omaz Aziz (PSD-AM) afirma que não há a possibilidade de a comissão ouvir o ex-assessor especial da Presidência por videoconferência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Arthur Weintraub
1 de 1 Arthur Weintraub - Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), avalia enviar parlamentares que integram a comissão aos Estados Unidos para ouvir o ex-assessor da Presidência Arthur Weintraub.

Ao Metrópoles, Aziz afirmou que essa é uma das opções em avaliação, uma vez que Weintraub mora desde 2020 em Washington, onde trabalha na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Segundo o presidente da CPI, caso esse seja o caminho adotado, o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), deve ser um dos senadores que viajariam aos Estados Unidos para ouvir o ex-assessor.

Outra alternativa, diz Aziz, seria acionar autoridades americanas para que ouçam Weintraub pessoalmente em Washington. Esse caminho é defendido pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI.

“Estamos analisando como fazer legalmente. Até a próxima semana, a gente decide isso”, afirmou o presidente da comissão, que está em Manaus e retorna para Brasília na próxima segunda-feira (31/5).

3 imagens
Arthur é ex-assessor da PR e irmão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, irmão de Arthur, também está morando fora do Brasil, após ser indicado para diretoria do Banco Mundial
1 de 3

Ex-assessor da Presidência Arthur Weintraub foi o coordenador do "gabinete paralelo"

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
2 de 3

Arthur é ex-assessor da PR e irmão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub

3 de 3

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, irmão de Arthur, também está morando fora do Brasil, após ser indicado para diretoria do Banco Mundial

Luciano Freire/MEC

Aziz descartou a opção de ouvir Weintraub por videoconferência. “Não abrimos brecha para ninguém na CPI. Por videoconferência pode cair o sinal, pode ter problema. É complicado”, justificou.

A convocação de Weintraub foi aprovada pela CPI na quarta-feira (26/5). Ele é apontado como integrante de um suposto “assessoramento paralelo” ao presidente Jair Bolsonaro sobre assuntos relativos à pandemia.

Ele foi convocado após o Metrópoles publicar reportagem e vídeo indicando que o ex-assessor coordenou esse grupo de aconselhamento paralelo de Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?