metropoles.com

Presidente da CCJ da Câmara pauta PECs que limitam poderes do STF

Caroline de Toni (PL-SP) colocou na sessão de terça-feira (27/8) a discussão de 4 projetos, dois deles desengavetados por Lira recentemente

atualizado

Compartilhar notícia

Mário Agra/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputada caroline de toni - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputada caroline de toni - Metrópoles - Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A deputada bolsonarista e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Caroline de Toni (PL-SP), ampliou a ofensiva do Legislativo contra o Judiciário e colocou em pauta quatro projetos que buscam limitar os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). A congressista marcou a sessão do colegiado para terça-feira (23/8), quando devem ser lidos os relatórios das propostas.

Dos quatro projetos, dois são Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que foram tiradas da gaveta recentemente pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em resposta à decisão da Corte de suspender o pagamento das emendas impositivas.

Apesar dos Três Poderes terem chegado a um “acordo” sobre as emendas nesta semana, a presidente da CCJ da Câmara segue dando avanço às propostas, que são uma demanda do bolsonarismo.

A PEC nº 28/2024 permite ao Congresso derrubar decisões do STF pelo voto de dois terços da Câmara e do Senado. Já a PEC nº 8/2021 limita as decisões monocráticas do STF e de outros tribunais superiores. Ambas estão na pauta da próxima semana.

Além das duas PECs, há dois projetos de lei (PLs) que foram pautados por De Toni. O PL 4754/2016 propõe que ministros do STF possam ser enquadrados em crime de responsabilidade se fizerem uma ação que invada a competência do Poder Legislativo ou Executivo.

Já o PL 658/2022, também colocado na sessão, prevê, entre outros pontos, a proibição de dar opinião sobre temas de outros Poderes aos ministros da Corte.

A presidente da CCJ anunciou a pauta como “uma resposta ao Brasil”. Segundo ela, a pauta não é para tencionar o ambiente com o Judiciário.

“Esse pacote atende à parcela majoritária do Congresso e, consequentemente, da população. É uma sinalização de paz, equilíbrio e harmonia. Estamos abertos a ouvir todos os membros de cada poder”, disse em nota a presidente da comissão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?