metropoles.com

Presidente da Caixa libera gravata vermelha e proíbe piadas sexistas

Em reunião interna com servidores, Daniella Marques criticou atitudes de Pedro Guimarães, mas não o citou nominalmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniella Marques durante Coletiva de imprensa após a solenidade de posse da nova presidente da Caixa 10
1 de 1 Daniella Marques durante Coletiva de imprensa após a solenidade de posse da nova presidente da Caixa 10 - Foto: null

A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, afirmou em reunião que o banco não é lugar de piadas sexistas. Daniella assumiu a presidência da instituição financeira em meio a acusações de assédio sexual e moral contra o ex-presidente Pedro Guimarães.

Daniella critica atitudes de Guimarães como falar alto e trabalhar aos fins de semana, mas não o cita nominalmente. As declarações foram dadas durante um evento interno para todos os servidores da Caixa, restrito a funcionários.

Daniella também desobrigou o uso de gravatas por homens e também na cor vermelha. Durante a gestão de Guimarães, o vermelho era proibido, porque remetia à cor do Partido dos Trabalhadores.

As denúncias de assédios sexual e moral foram reveladas pela coluna de Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

Servidores, no entanto, relatam que o ambiente permanece tenso, pois ex-diretores da gestão de Pedro Guimarães ainda continuam em cargos de chefia e no comando de subsidiárias da Caixa, como a Caixa Corretora e Caixa Loterias.

MPT abre inquérito

O Ministério Público do Trabalho (MPT) transformou em inquérito civil a investigação preliminar aberta contra Pedro Guimarães pelas possíveis práticas de assédios sexual e moral.

No despacho, cujo teor foi obtido pelo Metrópoles, o procurador Paulo Neto, do MPT no Distrito Federal, considera, inicialmente, que a denúncia “configura infringência à ordem jurídico-trabalhista e aos direitos coletivos dos trabalhadores”. A decisão é desta terça-feira (26/7).

O MPT também concedeu 10 dias para a Caixa Econômica Federal juntar ao inquérito cópia integral dos procedimentos administrativos decorrentes do recebimento de 14 denúncias apresentadas entre 2019 e 2022 no canal interno contra Pedro Guimarães.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?