metropoles.com

Presidente da Caixa lança livro que debate o déficit habitacional

O livro explica como a parceria público-privada pode combater o déficit habitacional. O lançamento vai acontecer no dia 13/8

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Caixa Econômica Federal
imagem colorida. Presidente da Caixa Econômica Federal
1 de 1 imagem colorida. Presidente da Caixa Econômica Federal - Foto: Divulgação/ Caixa Econômica Federal

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, vai lançar, na próxima terça-feira (13/8), o livro “Parceria Público-Privada (PPP) – Alternativa para o Crescimento do Crédito Imobiliário no Brasil”.

A publicação analisa Parceria Público-Privada (PPP) realizada no Distrito Federal para combater o déficit habitacional, que tem sido um desafio persistente ao longo das décadas e reflete a desigualdade social e a urbanização acelerada no local. O tema também foi abordado na dissertação de mestrado de Carlos Vieira pela Universidade de Sorbonne.

O lançamento vai acontecer no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), na Asa Sul, Brasília (DF), às 19h30.

Segundo dados da Fundação João Pinheiro, em 2019, o déficit habitacional brasileiro atingiu aproximadamente 5,8 milhões de moradias; em 2023, o número subiu para 6,2 milhões, em decorrência da pandemia e das mudanças climáticas.

Esse déficit é caracterizado principalmente por coabitação inadequada, moradias precárias e alto custo do aluguel em relação à renda familiar. Além disso, a falta de acesso a serviços básicos e a localização de habitações em áreas de risco agravam a situação, evidenciando a importância de políticas públicas efetivas e investimentos em habitação social.

“O acesso à moradia garante a melhora direta na qualidade de vida das pessoas e das comunidades, bem como leva ao desenvolvimento do saneamento básico, o que impacta na melhora na saúde. Além disso, promove a segurança pública e a geração de empregos. Segundo dados da Fundação João Pinheiro, a cada 100 unidades habitacionais construídas no Brasil, são gerados 60 empregos diretos”, explica Carlos Vieira.

Nesse sentido, o Jardins Mangueiral foi o primeiro caso de sucesso de uma PPP, como contribuição à redução do déficit habitacional. Agora, na forma de livro editado pela Editora Lisboa, Carlos Vieira espera que o trabalho sirva de inspiração a todos, em especial aos gestores públicos e privados, na adoção de PPPs para a realização de políticas públicas e desenvolvimento social da população brasileira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?