Premiê da Eslovaquia recebe alta de hospital após ser baleado
Robert Fico foi vítima de uma tentativa de assassinato em 15 de maio. Após 16 dias intenado e duas cirurgias, o premiê recebeu alta médica
atualizado
Compartilhar notícia
Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, recebeu alta do hospital após 16 dias internado. Ele continuará a recuperação em casa, segundo anunciado pelo ministro do Interior do país, Matus Sutaj Estok, nesta sexta-feira (31/5). O premiê foi vítima de uma tentativa de assassinato em 15 de maio.
Fico, de 59 anos, foi baleado depois de uma reunião em Handlova, centro da Eslováquia, no momento em que cumprimentava apoiadores. O suspeito do ataque foi identificado como Juraj Cintula, um poeta, de 71 anos. O homem foi acusado de tentativa de homicídio premeditado e segue em prisão preventiva.
Em depoimento à Justiça, Cintula confessou que deu o tiro por divergir de Fico em relação à política externa, em especial, a aproximação do primeiro-ministro a Vladimir Putin com medidas pró-Rússia.
Juraj Cintula expressou veementemente sua insatisfação com a decisão do governo de interromper a ajuda militar à Ucrânia e citou uma lei patrocinada pelo Executivo para controlar as narrativas na TV estatal.
Robert Fico passou por duas operações no hospital de Banska Bystrica, porém, na quinta-feira (30/5), foi transferido para um centro médico na capital Bratislava.
“Ontem, transferimos o primeiro-ministro para sua casa”, disse Matus Sutaj Estok.
No último relatório do hospital, o estado de saúde do premiê era estável, e a reabilitação “progredia de forma satisfatória”.