Prefeitura do Rio suspende vacinação contra Covid por falta de doses
Imunização para crianças de 5 a 11 anos está mantida. Vacinação de adultos poderá ser retomada com a chegada de novas remessas
atualizado
Compartilhar notícia
A prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) suspendeu a vacinação contra a Covid-19 no município, por falta de doses disponíveis. A imunização poderá ser retomada na próxima semana, a depender da chegada de novos lotes da vacina.
A vacinação para crianças de seis meses a 4 anos foi interrompida em dezembro, e permanece paralisada. No momento, há doses disponíveis apenas para a faixa etária de 5 a 11 anos, segundo informações da Secretaria Muncipal de Saúde (SMS).
“Devido a falta de doses, a SMS suspende a a vacinação de covid-19 para pessoas com 12 anos ou mais a partir de amanhã, 06/01″, diz o comunicado enviado pela pasta.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou ao Metrópoles que o estoque de vacinas contra a Covid no município estava “muito baixo”, e que repasses do Ministério da Saúde não ocorrem “há um bom tempo”.
“A gente tem um quadro epidemiológico muito favorável. Mas, isso acontece por conta de uma alta cobertura vacinal, e essa proteção não dura para sempre. Precisamos manter as pessoas com dose de reforço. No final do ano, tivemos um aumento da curva de casos”, explicou.
Segundo o secretário, menos de 30 pessoas estão internadas no município em função da Covid-19. Contudo, 1,2 milhão de pessoas ainda não tomaram a dose de reforço — o que representa uma cobertura de 66% da população imunizada com dose de reforço.
As tratativas com o Ministério da Saúde para a reposição do estoque do imunizante já foram iniciadas, e a expectativa é que as doses sejam recebidas na próxima semana, segundo Soranz.
Vacinação de 5 a 11 anos
No caso da vacinação para crianças de 5 a 11 anos, que permanece disponível nos postos de saúde, a pasta reforça a importância de checar o cartão e manter a imunização em dia.
“É fundamental que pais e responsáveis levem as crianças desta faixa que ainda não se vacinaram ou estão com segunda dose atrasada aos postos de saúde para colocar em dia a vacinação antes do término do estoque”, completa.
A imunização para crianças ocorre em unidades de saúde específicas. Os locais podem ser consultados no site (confira no link).