metropoles.com

Prefeitura do Rio cancela festa de Réveillon deste ano devido à pandemia

Evento reuniu quase 3 milhões de pessoas na Orla de Copacabana no ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Maia/Riotur
RÉVEILLON EM COPACABANA NO RIO DE JANEIRO (RJ).
1 de 1 RÉVEILLON EM COPACABANA NO RIO DE JANEIRO (RJ). - Foto: Fernando Maia/Riotur

A Prefeitura do Rio de Janeiro cancelou a festa de Réveillon na Orla de Copacabana. A capital fluminense se junta à paulista, que também não fará a festa. O evento da virada de ano no Rio, considerado o maior do mundo, ainda será discutido em reuniões para encontrar alternativas e novos formatos, como transmissões pela internet e TV, por exemplo.

O Réveillon de 2019 reuniu quase 3 milhões de pessoas. Devido à pandemia, porém, esse tipo de aglomeração não poderá ocorrer.

5 imagens
"“Mais de 500 profissionais do setor vão estar na manifestação. São diversas empresas de entretenimento apoiando a causa conosco", disse o organizador
Show pirotécnico é inesquecível aos turistas que vão ao Réveillon de Copacabana
Réveillon em Copacabana é um dos mais famosos do mundo
Com a pandemia, Réveillon em Copacabana não é realizado desde 2019

O evento é, ao lado do Carnaval, uma das mais importantes fontes de renda para o setor de serviços, como hotéis, restaurantes e entretenimento, por exemplo. Por ano, o Réveillon injeta cerca de R$ 2 bilhões na economia do município.

“Com relação ao Réveillon, esse modelo tradicional que conhecemos e que praticamos na cidade há anos, assim como o Carnaval, não é viável neste cenário de pandemia, sem a existência de uma vacina. Mas, é preciso ressaltar que o Réveillon não é um evento rígido e ele pode acontecer de diversas formas, que não apenas reunindo 3 milhões de pessoas na Praia de Copacabana”, informou a Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur), em nota.

Mudanças no Carnaval

O presidente da Riotur, Fabrício Carvalho, tem participado de reuniões com o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Jorge Castanheira, para tratar dos desfiles na Sapucaí. A Riotur atendeu ao pedido da Liesa e não abriu a venda de ingressos para o setor turístico do Sambódromo. Agora, a Riotur aguarda a próxima assembleia da liga, que definirá o rumo dos desfiles e comunicará à Prefeitura do Rio.

7 imagens
E prevê a existência de uma vacina
Desfile da Acadêmicos do Salgueiro no Carnaval 2019 no Rio de Janeiro
Agora é aguardar
Desfile da Acadêmicos do Salgueiro no Carnaval 2019 no Rio de Janeiro
Foliões se divertiam no bloco Fervo da Lud antes de a confusão começar

Já para o Carnaval de rua, a Riotur afirma que ainda não é possível falar em definição em 2021, pois o planejamento do evento é naturalmente complexo e, no cenário atual, requer cuidados especiais. A festa reúne milhões de pessoas e, durante o período da folia, há uma intensa movimentação pela cidade, incluindo o aumento do uso do transporte público durante um extenso período de tempo.

“Para decisões, precisamos de uma análise de toda a situação, incluindo o número de casos, a evolução no tratamento da doença, a prevenção e a criação de uma vacina, visando sempre a segurança de todos. Vale lembrar ainda que o Carnaval é um feriado nacional e envolve outras esferas, e não apenas a municipal, sendo, portanto, uma discussão muito mais ampla, que inclui principalmente resultados de estudos científicos”, destacou a prefeitura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?