Prefeitura de SP mantém uso obrigatório de máscaras ao ar livre
A população da capital paulista será obrigada a permanecer usando as máscaras em locais públicos ao ar livre até dezembro de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo decidiu manter o uso obrigatório de máscaras contra a Covid-19 em locais públicos ao ar livre até o início de dezembro. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (10/11) em coletiva de imprensa, ocasião na qual também foi apresentado um estudo de técnicos da Secretaria Municipal da Saúde.
“É preciso continuar com as máscaras, não vamos esmorecer agora. Falta bem pouco para entrarmos na fase verdadeira e termos uma situação ainda mais confortável”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao confirmar a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras.
O prefeito da capital de São Paulo havia cogitado dispensar a obrigatoriedade do uso de máscara na segunda quinzena deste mês. No entanto, a liberação deve ocorrer apenas em 5/12, se a cidade estiver com mais de 95% da população acima de 12 anos vacinada.
O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, explicou que a decisão foi baseada em um estudo da Vigilância Sanitária. “Nós mantemos o uso das máscaras na cidade de São Paulo, devendo fazer uma nova avaliação no início do mês de dezembro”, disse o secretário municipal da Saúde.
Plano de Flexibilização
Paula Bisordi, coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, afirmou que as medidas não farmacológicas, o que inclui o uso da máscara, no plano de flexibilização da capital de São Paulo foram definidas de acordo com indicadores epidemiológicos de transmissão de Covid-19 e assistenciais. Dentre elas estão também vagas de UTI, novas internações e letalidade.
A cobertura vacinal é considerada pela prefeitura de São Paulo um indicador complementar da flexibilização de medidas de controle do coronavírus. Atualmente, 89,8% dos adultos e adolescentes com mais de 12 anos já têm esquema completo de vacinação.
Para que o uso obrigatório de máscaras em lugares públicos ao ar livre fosse dispensado, é necessário que esse índice seja de 95%. “Se continuarmos no mesmo ritmo de vacinação, podemos atingir os 95% de cobertura do esquema de vacinação completo em torno de 5/12/2021”, afirmou Paula Bisordi.