Prefeitura de SP instala grades em novo endereço da Cracolândia
Usuários de droga estão concentrados na Praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo. Com as grades, espaço ficou restrito
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo instalou grades na Praça Princesa Isabel, na região central, na segunda-feira (18/4). De acordo com a administração municipal, o intuito é revitalizar o local, que foi ocupado por usuários de drogas há um mês.
Com as grades, os migrantes da Cracolândia ficam restritos a apenas um pedaço da praça. A outra metade, que fica próximo ao futuro endereço do Hospital Pérola Byington, será reformada. A nova unidade do hospital deve ser inaugurada pelo estado ainda neste ano,
Segundo o subprefeito da Sé, Marcelo Salles, a restauração do local contará com recuperação dos jardins, poda das árvores e colocação de bancos.
Comerciantes da região, no entanto, não sabem se conseguem esperar as obras da praça ficarem prontas, já que há um mês sofreram drástica queda no movimento dos estabelecimentos, com a presença de dependentes químicos no local.
“Caiu 100% o movimento. Não tem nada, não entra uma alma viva dentro da loja. Já fechou um monte de loja e vai fechar muito mais”, disse um deles ao SP2, da TV Globo.
Mudança de endereço
A Cracolândia mudou da Rua Helvética para a Praça Princesa Isabel em março. Segundo informações obtidas pela TV Globo, a alteração de endereço se deu a mando de criminosos. O delegado da Polícia Civil Roberto Monteiro e fontes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) confirmaram.
“Nós tivemos uma notícia de que o fluxo, por ordem de uma facção criminosa, um líder, se mudou para outros locais, não só para a Praça Princesa Isabel, onde nós já temos um trabalho sendo realizado de inteligência ali naquele local, como também para outros pontos, como já estava ocorrendo diante da nossa repressão ao tráfico de drogas”, disse o delegado à emissora.