SP: Prefeitura tem 3º dia de vacinação para faixa dos 90 anos nesta segunda
A Secretaria Municipal de Saúde calcula que 12.914 pessoas com essa faixa etária receberam a primeira dose na sexta-feira (5/2)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo dá início nesta segunda-feira (8/2) ao terceiro dia de vacinação contra Covid-19 para idosos com 90 ou mais anos. A aplicação da primeira dose para esta faixa etária deve acontecer até 15 de fevereiro.
A capital começou a imunização para pessoas destaa faixa na sexta-feira (5/2), após o prefeito Bruno Covas (PSDB) decidir adiantar o calendário em relação ao estado. O governo estadual determinou que a vacinação para pessoas com mais de 85 anos comece nesta segunda.
Segundo o município, 12.914 idosos foram imunizados no primeiro dia. Os dados de sábado (6/2), entretanto, não foram somados até a publicação desta matéria. Não houve vacinação contra o coronavírus nesse domingo (7/2).
A estimativa da prefeitura é vacinar 32.827 mil pessoas com idade a partir de 90 anos. No total, 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abastecidas para vacinar esse público. (Confira a mais próxima de sua casa aqui)
Novos endereços para vacinar
Também nesta segunda, a vacinação prossegue com o reforço de cinco postos de drive-thru para o atendimento aos maiores de 90 anos. No próximo dia 15, idosos com 85 anos ou mais também poderão começar a ser imunizados.
A operação terá o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a organização do trânsito local. O funcionamento das cinco unidades será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos locais abaixo:
- Praça Charles Muller – Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)
- Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste) – (Corinthians)
- Autódromo de Interlagos (Zona Sul) – Rua Jacinto Júlio – Portão 9 – KRF
- Centro de Exposições do Anhembi (Zona Norte) – Rua Olavo Fontoura – Portão 38
- Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (Zona Leste) – Rua Marechal Malet, 611 – Parque da Vila Prudente
Além das 468 UBSs e dos cinco drive-thrus, as vacinas estarão disponíveis em três Centros-Escolas, das 7h às 19h, nos seguintes endereços:
- Centro-Escola Barra Funda – Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283
- Centro-Escola Geraldo de Paula Souza – Av. Dr. Arnaldo, 925
- Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã – Av. Vital Brasil, 1.490
A orientação é que o idoso vá até a UBS mais próxima de sua residência e apresente a carteira de vacinação e o cartão SUS, caso tenha. Idosos dependentes devem ser acompanhados por apenas uma pessoa. Os protocolos sanitários, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização com álcool gel, devem ser seguidos.
Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção atendidos pelo Programa Saúde da Família (PSF) serão vacinados em suas casas.
Até esse domingo, a cidade de São Paulo somava mais de 213 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19.