metropoles.com

Tragédia em SP: veja áreas onde serão construídas casas para vítimas

São Sebastião, cidade no litoral norte de SP, foi a mais atingida pelas fortes chuvas que deixaram mais de mil pessoas desalojadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
ONG Imagem colorida de São Sebastião mostra carro e casas destruídas - Metrópoles
1 de 1 ONG Imagem colorida de São Sebastião mostra carro e casas destruídas - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, confirmou as áreas onde serão construídas novas casas populares. O município foi o mais atingido por fortes chuvas e deslizamentos durante o Carnaval, com 65 mortes e mais de mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

As áreas confirmadas pela prefeitura são nas regiões de Topolândia, Barequeçaba e Maresias. Na última segunda-feira (27/2), o prefeito da cidade, Felipe Augusto, também confirmou que a administração ainda avalia possíveis áreas em Barra do Una e na Baleia Verde.

Veja os terrenos já confirmados pela prefeitura:

  • Topolândia: terreno de 8.928,17 m² na avenida Professor Machado Rosa, nº 131;
  • Barequeçaba: área com 2.450,70 m² na rua Amália Maria de Jesus, sem número;
  • Maresias: são três áreas. A primeira, na avenida Paquetá, número 520, tem 25.872,09 m². A segunda está localizada na rua Nova Iguaçu, número 1167, no Sertão de Maresias, com 12.569,12 m². Já o terceiro terreno, medindo 6.451,08 m², está na rua do Forno, número 330.

O governo de São Paulo publicou, no último sábado (25/2), no Diário Oficial do Estado, a desapropriação de um terreno com 10.632,00 m² na Vila Sahy, uma das regiões mais atingidas pela tragédia. Apesar das reclamações feitas pelos moradores, o governo afirma que a região é “plana e segura”.

Também existem reclamações sobre uma mudança para Topolândia, a 45 km da Vila Sahy. Uma remoção das famílias de baixa renda afetadas pela chuva poderia inviabilizar o trabalho de muitas pessoas, uma vez que a maioria dos moradores da Vila Sahy trabalha nas casas de praia e comércios da região da praia da Barra do Sahy, com a prestação de serviços para o turismo no litoral da cidade.

A proximidade do terreno em Topolândia com a Praia do Deodato também preocupa os afetados pelas chuvas. A região é conhecida como a “cracolândia” de São Sebastião. Já o bairro de Maresias está a uma distância intermediária, a quase 20 km da Vila Sahy, e é um dos principais destinos turísticos da cidade.

No local, porém, a associação de moradores já se manifestou contrária à construção de casas populares para a população de baixa renda. O prefeito chegou a anunciar um projeto semelhante em 2020, que não foi para frente após as críticas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?