metropoles.com

PF: Prefeitura de Ilhéus é suspeita de desvio de recursos contra Covid

Investigação aponta que Prefeitura de Ilhéus contratou empresa a preços superfaturados para gerir abrigo voltado para infectados com Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
PF policia federal investigará invasão jornalista
1 de 1 PF policia federal investigará invasão jornalista - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (7/7), uma operação contra servidores da Prefeitura Municipal de Ilhéus, na Bahia. Eles são acusados de contratar uma empresa a preços superfaturados e de outras irregularidades ligadas a desvios de recursos públicos voltados para o combate à pandemia da Covid-19.

Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, foram cumpridos por policiais nas residências e em estabelecimentos comerciais de funcionários em três cidades baianas: Ilhéus, Olivença e Itabuna.

Durante as investigações, a polícia constatou que a gestão do município contratou, sem licitação, uma empresa sem capacidade técnica e operacional para gerir o abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

A empresa recebeu, à época, mais de R$ 1,2 milhão para administrar o abrigo. O contrato foi analisado pela Controladoria-Geral da União (CGU), que constatou superfaturamento de mais de 82% dos valores pagos.

Com o aprofundamento das investigações, agentes federais identificaram o envolvimento de servidores públicos municipais com o desvio dos recursos públicos do contrato.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação, estelionato, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.

Operação Trapaça

A Operação Trapaça é a segunda fase da Operação Nefanda, deflagrada em 2021 para combater o crime de desvio de recursos públicos federais utilizados no enfrentamento da pandemia em 2020.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?