Prefeitura de Caldas Novas suspende expediente após surto de Covid-19
Prédios públicos ficarão fechados até esse domingo (21/2), pois vão passar por desinfecção. Prefeito, vereadores e procurador deram positivo
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A prefeitura de Caldas Novas (GO), um dos principais destinos turísticos de Goiás, anunciou na tarde desta terça-feira (16/2) a suspensão do funcionamento de alguns prédios públicos até o próximo domingo (21/2), após constatado surto de Covid-19 entre autoridades e servidores do município. Os locais passarão por desinfecção.
O prefeito Kléber Marra (Republicanos), dois vereadores e o procurador do município, Rodrigo Ribeiro, que está internado na UTI do Hospital do Rim, em Goiânia, são alguns dos que testaram positivo para Covid-19 desde domingo (14/2). O número de casos confirmados entre os funcionários da prefeitura deve aumentar, pois muitos já apresentaram sintomas e aguardam o resultado de exames.
Os prédios da prefeitura, da Câmara Municipal e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae) são os locais onde não haverá atendimento presencial nos próximos dias. As sessões da Câmara serão retomadas a partir de segunda-feira (22/2).
Os órgãos considerados essenciais, como da Saúde e da Limpeza Urbana, seguirão com expediente normal. Já os departamentos de Recursos Humanos, Procuradoria, Compras, Licitação, Controle Interno, Contabilidade e Finanças funcionarão em regime de expediente interno, sem atendimento ao público.
A prefeitura funcionará em regime de home-office para gestantes, servidores com mais 60 anos e aqueles que possuem alguma comorbidade ou que são considerados grupos de risco.
Surto
Kléber Marra acordou nessa segunda-feira (15/2) sentindo sintomas leves da doença e fez o teste rápido, que deu positivo. Em seguida, fez o exame PCR, cujo resultado deve sair nesta quarta-feira (17/2). Ele foi a um hospital da cidade, mas segue isolado em casa, com quadro de saúde estável.
A primeira-dama do município, Márcia Marra, também fez o teste rápido por precaução, mesmo sem apresentar sintomas, e o resultado deu negativo. Os dois vereadores que foram contaminados pela doença são Andrei Barbosa (Republicanos) e Andrei Rocha (DEM).
Entre outros casos confirmados, estão o do diretor da Superintendência Municipal de Trânsito, Richard Bonatelli, e dois assessores jurídicos da procuradoria.
Regras
Caldas Novas, que é destino cativo de turistas durante o carnaval, cancelou as festividades e adotou regras de venda de bebida alcóolica e funcionamento de estabelecimentos, assim como outros destinos de Goiás, para tentar conter as aglomerações. No carnaval do ano passado, 130 mil pessoas passaram pela cidade.
Os clubes e hotéis estão autorizados a funcionar com 60% da capacidade, somente, e os condomínios com 50%. Ao todo, 4.662 pessoas já foram contaminadas pela novo coronavírus, em Caldas Novas, e 80 morreram.
O avanço da segunda onda da pandemia em Goiás e a chegada das novas variantes do vírus preocupam o governo estadual. A ocupação dos leitos de UTI para Covid-19, na rede estadual de saúde, oscila em torno de 90%, desde o início de fevereiro.