metropoles.com

Prefeitura anuncia a liberação da Avenida Niemeyer no Rio

Objetivo é melhorar trânsito após desabamento do túnel Lagoa-Barra sobre um ônibus nesta sexta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
DESLIZAMENTO DE TERRA ATINGE ÔNIBUS E DUAS PESSOAS ESTÃO DESAPARECIDAS NO RIO.
1 de 1 DESLIZAMENTO DE TERRA ATINGE ÔNIBUS E DUAS PESSOAS ESTÃO DESAPARECIDAS NO RIO. - Foto: JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRTB), anunciou agora à tarde que a Avenida Niemeyer, que liga o Leblon a São Conrado, estará reaberta a partir das 18h desta sexta-feira (17/05/2019). Contudo, ele orientou a população a usar a via apenas em caso de necessidade.

O prefeito, que está acompanhando os trabalhos dos órgãos municipais no local do desabamento no túnel Acústico Rafael Mascarenhas, da Autoestrada Lagoa-Barra, sobre um ônibus, disse que a melhor opção é a Linha Amarela. A via expressa liga a Avenida Brasil à Barra da Tijuca.

De acordo com Crivella, “o preferível, no entanto, é evitar deslocamentos da zona sul para São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, até que a situação na Lagoa-Barra se normalize”.

Pela manhã, ocorreu um novo deslizamento de terra e a Avenida Niemeyer voltou a ficar coberta por uma densa camada de lama. O barro desceu da encosta, na altura do bairro do Vidigal, no mesmo ponto onde nessa quinta-feira (16/05/2019) ocorreu um deslizamento perto do condomínio Ladeira das Yucas. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) já tinha feito a limpeza da pista totalmente, quando ocorreu o novo deslizamento.

Avaliação das encostas
Os técnicos do Instituto de Geotécnica (Geo-Rio) estão fazendo avaliação das encostas na Avenida Niemeyer. Além disso, continuam com os trabalhos de limpeza, topografia, sondagem e estabilização do terreno que está sendo realizado há mais de um mês e tem previsão de término até outubro.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu cerca de 50 toneladas de resíduos, sendo que uma parte grande desceu direto para o mar.

Metrô
Em nota, a concessionária MetrôRio, informa que, em função dos bloqueios em diversas vias da cidade, a operação das linhas 1, 2 e 4 do metrô será, excepcionalmente, estendida até as 2h da madrugada deste sábado (18/05/2019). Além disso, a concessionária reforçou as equipes de segurança e de bilheteria.

Nesta sexta-feira, foi registrado aumento de 20% no número de passageiros do sistema, que opera em sua capacidade máxima. Todas as estações funcionam normalmente, e a concessionário reforça que o metrô é a melhor opção de deslocamento, principalmente entre a Barra da Tijuca e Zona Sul/Centro.

Estágio de crise
O município do Rio entrou em estágio de crise às 12h35 desta sexta, após a mobilidade ficar ainda mais afetada. O Túnel Rafael Mascarenhas (Acústico) está interditado nos dois sentidos, após a queda de uma estrutura de concreto. O município estava em estágio de atenção desde às 10h55, devido ao bloqueio do Túnel Rebouças, após um acidente e ocorrências relacionadas à chuva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?